Notícias

Ex-diretor do SINASEFE está na equipe de Lula como TILSP

Postagem atualizada em 24/01/2023 às 18h24

Desde o dia 1º de janeiro, as imagens dos discursos do Presidente Lula e de vários(as) Ministros(as) de Estado estão trazendo consigo uma “presença familiar” à base do SINASEFE: o nosso sindicalizado e ex-diretor Felipe Oliver.

Pois é. Felipe Oliver, sindicalizado da nossa entidade e que também já foi diretor da Assines e do SINASEFE, está trabalhando oficialmente com a nova equipe do Governo Federal, como Tradutor Intérprete de Língua de Sinais-Língua Portuguesa (TILSP)!

O SINASEFE é hoje a entidade sindical que mais se preocupa com a acessibilidade para a comunidade surda, contando com o trabalho de TILSPs em todos os seus principais eventos (Congressos, Encontros, Seminários etc) e também na transmissão de lives. E essa preocupação do sindicato foi consolidada, em boa parte, pela militância aguerrida de Felipe Oliver na Coordenação de Combate às Opressões, na qual atuou de 2018 a 2022.

Felipe começou sua formação como TILSP dentro do Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES), em 2006, onde fez o primeiro curso de pedagogia bilíngue do Instituto. A inspiração para aprender a Língua Brasileira de Sinais (Libras) foi o seu irmão caçula, que é surdo.

Com a formação de TILSP, Felipe começou a trabalhar no INES como terceirizado, condição na qual ficou até 2013, quando foi aprovado em um concurso público federal. De lá pra cá, Felipe se filiou ao SINASEFE, foi diretor na sua entidade sindical de base e também na nacional, e agora está com grande visibilidade nacional, transformando os discursos de Lula e seus Ministros e Ministras em falas acessíveis para a comunidade surda.

O trabalho de Felipe que todos começamos a ver com maior frequência nos veículos de comunicação a partir de 1º de janeiro começou um pouco antes: ele está atuando como intérprete desde a transição governamental e passou a dar esse apoio também a partir da posse de Lula e dos Ministérios. E a perspectiva é que ele fique nessa função para o resto do mandato de Lula – o que ainda está em vias de oficialização.

A vida de Felipe o conduziu profissionalmente para essa carreira de TILSP. E essa condução nos obriga a destacar o papel e a importância do INES para toda a comunidade surda brasileira.

O INES, onde Felipe trabalha e estudou, é uma Instituição Federal de Ensino (IFE) que fomenta políticas públicas para o país e visa uma política bilíngue, possuindo inclusive faculdade de pedagogia e curso de mestrado. É o INES que garante para a sociedade civil um lugar para quem quer compreender a situação da surdês, para quem quer saber quem é a comunidade surda, saber qual a participação dela no país e também aprender Libras!

O INES, que faz parte da base representada do SINASEFE e da estrutura do Serviço Público Federal brasileiro, tem como principal responsabilidade social fomentar políticas públicas em relação às pessoas surdas. E isso é um motivo de grande orgulho para nós!

Desejamos todo o sucesso do mundo para nosso sindicalizado e ex-diretor Felipe Oliver nessa sua nova e importante jornada profissional. E contamos com a seriedade do Governo Lula para voltarmos a ter investimentos no INES e em toda a Rede Federal de Educação.

Respeito, Igualdade, Inclusão!