Notícias

O Sinasefe se prepara para o Ato Público amanhã (28) em frente ao Congresso Nacional

Postagem atualizada em 27/11/2012 às 20h31

A partir das 9h, o Sinasefe Nacional convida os trabalhadores da educação básica a participarem do Ato Público combatendo o Acordo Coletivo Especial – ACE que desqualifica e desrespeita os trabalhadores e contra a Reforma Previdenciária nesta quarta-feira 28 de novembro.

Diversas entidades sindicais já confirmaram presença para assinar o manifesto contra o ACE durante o evento que terá mesa de debates, localizada em tenda ao lado do Congresso.

Como a votação na Câmara dos Deputados para Reforma da Previdência está marcada para o final de novembro, o ato pretende pressionar os parlamentares anularem a Reforma e retirarem o Fator Previdenciário, bem como excluír a Fórmula 85/95 que não incorpora as reivindicações dos sindicatos.

A Fórmula

Na fórmula 85/95, os 55 anos de idade e os 40 anos de serviço (presumidos) do ajudante de pedreiro somam 95 anos. O médico, nas mesmas condições, teria 55 mais 30, ou seja, 85 anos, e deveria se aposentar (se é que médico se aposenta) 5 anos adiante, pois 60 mais 35 resultariam em 95 anos.

A fórmula 85/95 representa mais do que uma simples soma do tempo de serviço com a idade. Reconhece a distinção legal da mulher, enquanto assim pensar o legislador. Da mesma forma a atividade insalubre, determinante da aposentadoria especial. E, é claro, a situação do professor, que, constitucionalmente, aposenta-se cinco antes dos demais segurados.

O Ato tem previsão de término até as 13h.