Campanha Salarial 2023PLOA 2023Reposição Salarial Já!Notícias

SINASEFE e entidades do Fonasefe fazem mobilização pela aprovação do PLN 02/2023

Postagem atualizada em 25/04/2023 às 14h28

Na manhã desta terça-feira (25/04), em Brasília-DF, diversas entidades do Fonasefe (dentre as quais, o SINASEFE) estiveram em mobilização na Câmara dos Deputados e no Senado Federal, em um movimento unificado de pressão nos parlamentares.

A pressão sobre deputados e senadores visou garantir a aprovação do PLN 02/2023, necessário para movimentar recursos da Lei Orçamentária Anual (LOA) e permitir o reajuste emergencial de 9% para as carreiras do funcionalismo federal a partir de 1º de maio.

A expectativa das entidades do Fonasefe é de que o PLN 02/2023 seja votado e aprovado amanhã (26/04), possibilitando o reajuste de 9% sobre a remuneração total das carreiras do funcionalismo federal a partir de 1° de maio – o que deve ser feito por meio de Medida Provisória do Presidente Lula.

Este reajuste, junto com o aumento de R$ 200,00 no auxílio alimentação, foi acordado entre Governo Federal e entidades sindicais dentro da Mesa Nacional de Negociação Permanente com o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, conforme consta no Termo de Acordo nº 01/2023.

Durante a manhã de hoje (25/04) as entidades do Fonasefe conversaram com os deputados federais Lindbergh Farias (PT-RJ) e Pedro Uczai (PT-SC); e com as assessorias dos senadores Marcelo Castro (MDB-PI) e Paulo Paim (PT-RS) e da senadora Ana Paula Lobato (PSB-MA).

O SINASEFE foi representado nesta mobilização do Fonasefe por Elenira Vilela (coordenadora geral) e Sônia Adão (secretária-adjunta de inclusão e acessibilidade). Veja fotos abaixo: