NotíciasPolítica

Sindicato acompanha posse de ministros do governo Lula

Postagem atualizada em 16/01/2023 às 16h52

O SINASEFE acompanhou a posse de seis ministros do governo Lula ao longo da primeira semana do ano. Foram eles: Camilo Santana (Ministério da Educação- MEC), Esther Dweck (Ministério de Gestão e Inovação em Serviços Públicos- MGI), Luciana Santos (Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações – MCTI), Luiz Marinho (Ministério do Trabalho e Emprego), Cida Gonçalves (Ministério de Mulheres) e Marina Silva (Meio Ambiente e Mudança Climática).

Camilo Santana (Ministério da Educação – MEC)

A posse de Camilo Santana foi realizada na manhã de segunda-feira (02/01). Representaram o sindicato na atividade: Artemis Martins (coordenação geral), Andrea Moraes (coordenação de formação política e relações sindicais), David Lobão (coordenação geral), Elenira Vilela (coordenação geral), Lucrécia Iacovino (coordenação de pessoal), Rafael Silveira (coordenação de formação política e relações sindicais) e Uiliam Lima (seção Porto Velho-RO).

Devido à lotação do espaço onde aconteceu a cerimônia, o grupo acompanhou a transmissão ao vivo no 9° andar do prédio do MEC.

Assista a cerimônia na íntegra:

Esther Dweck (Ministério de Gestão e Inovação em Serviços Públicos- MGI)

A posse de Esther Dweck foi realizada na tarde de segunda-feira (02/01). Andréa Moraes (secretária-adjunta de formação política), Artemis Martins (coordenadora geral), David Lobão (coordenador geral), Elenira Vilela (coordenadora geral), Lucrécia Iacovino (coordenadora de pessoal técnico-administrativo) e Uiliam Lima (seção Porto Velho-RO) representaram o SINASEFE no espaço.

Assista a cerimônia na íntegra:

O sindicato conversou rapidamente com a ministra Esther Dweck, que afirmou que vai estabelecer uma Mesa Permanente de Negociação com os servidores federais e que pretende ampliar a capacidade de atendimento dos serviços públicos, diferente dos governos anteriores (Temer e Bolsonaro) que queriam desmontá-los. O bate papo foi realizado logo após a posse da ministra, que ocorreu no prédio do antigo Ministério da Economia, no bloco K da Esplanada dos Ministérios, contando também com a presença da ex-presidenta Dilma Rousseff. Confira o vídeo aqui.

Luciana Santos (Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações – MCTI)

Na tarde de segunda-feira (02/01), o sindicato esteve representado também na posse da ministra Luciana Santos, que assumiu o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações. A posse aconteceu no prédio do Ministério, em Brasília-DF. Rafael Bernardo (secretário de formação política) representou o SINASEFE no espaço.

Assista à cerimônia completa:

Luiz Marinho (Ministério do Trabalho e Emprego)

Na manhã de terça-feira (03/01), o sindicato esteve representado na posse do ministro Luiz Marinho, que assumiu o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). A posse aconteceu no bloco F da Esplanada dos Ministérios, em Brasília-DF. Andréa Moraes (coordenação de formação política e relações sindicais) e Artemis Martins (coordenação geral) representaram o SINASEFE na atividade.

Assista a cerimônia na íntegra:

Cida Gonçalves

O SINASEFE encontrou as portas fechadas na cerimônia de posse da Ministra de Mulheres, Cida Gonçalves, no CCBB, na terça-feira (03/01). Diferente das outras cerimônias, que também estavam cheias, não foi apresentada alternativa para acompanhar o evento, que acontece num auditório do CCBB, em Brasília-DF, com capacidade para 327 pessoas.

Assista a cerimônia:

Marina Silva (Meio Ambiente e Mudança Climática)

O Fonasefe realizou um intervenção visual na posse da nova Ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, que aconteceu nesta quarta-feira (04/01) no Palácio do Planalto. Com a participação da Deputada Federal Célia Xakriabá (PSOL-MG), e da Diretora da Ascema, Tânia Souza, o objetivo da intervenção foi lembrar a luta e a resistência dos(as) servidores(as) públicos em defesa do meio ambiente. Andrea Moraes (secretária-adjunta de formação política) e Artemis Martins (coordenadora geral) representaram o SINASEFE na intervenção.

Confira abaixo o infográfico do site Poder 360 com todos os ministros: