Reposição Salarial Já!Notícias

Trabalhadoras(es) se mobilizaram em mais uma Jornada de Lutas em Brasília-DF

Postagem atualizada em 11/07/2022 às 12h45

Entre os dias 4 e 7 de julho, trabalhadoras e trabalhadores de diversas categorias e estados se reuniram nas ruas de Brasília-DF. Lutadoras(es) defenderam a recomposição dos orçamentos, a reposição salarial e a negociação coletiva. As atividades exigiram também a instalação da CPI do MEC e a aprovação da PEC 96/2019.

O SINASEFE esteve presente nas mobilizações da Jornada de Lutas convocada pelo Fonasefe, representado por seus dirigentes e também por sindicalizadas(os) de várias seções sindicais.

Semeando consciência

O professor Antônio Maciel, integrante da caravana do Sinasefe IFPA, ERTB e Ciaba, registrou com emoção a participação paraense nas atividades da jornada, dando voz aos questionamentos de milhares de trabalhadores(as):

“Estamos de volta pra casa; cumprimos nossa “Jornada de Lutas”. Mais uma vez, um pequeno grupo de entusiastas e idealistas – apaixonados pela Educação – esteve em solo da capital federal, para exigir justiça, direitos trabalhistas, respeito aos Institutos Federais de educação. Talvez nossas poucas vozes sequer tenham sido ouvidas pelos “velhos de Brasília”, acomodados em seus confortáveis gabinetes, surdos, mudos e indiferentes ao clamor popular. Em sua maioria, são meros símbolos de concreto do poder legislativo, judiciário e executivo, erguidos na paisagem arquitetônica dos céus de Brasília.
Até quando prevalecerá o silêncio dos medíocres e descompromissados com a coisa pública? Para eles, vidas importam? Sonhos importam? O clamor de nossa luta importa?
O que nos motiva a seguir lutando é que, de alguma forma, a luta reverberou em milhares de corações. Semeamos a boa semente da consciência. Agora, é cultivar para germinar…

Registros

A cobertura dos eventos, como de costume, foi feita ao vivo via redes sociais do SINASEFE. Confira abaixo imagens e vídeos com registros da participação do sindicato nas atividades:

Segunda-feira (04/07)

Na tarde de segunda (04/07) foi realizada a recepção aos parlamentares no Aeroporto Internacional Juscelino Kubitschek:

Terça-feira (05/07)

Na manhã de terça-feira (05/07), uma mobilização no Aeroporto denunciou o congelamento dos salários, a inflação exorbitante e os cortes orçamentários na Educação. Integrantes da Direção Nacional do SINASEFE, do CNG e de diversas seções sindicais participaram da atividade:

Durante a tarde, as atividades se concentraram nas proximidades do anexo 2 da Câmara, também reforçando a denúncia do congelamento salarial.

Confira abaixo os vídeos com registros da participação do sindicato nas atividades:

Ainda na terça (05/07), trabalhadores e estudantes do IFB, organizados pela seção Sinasefe Brasília, realizaram um ato às portas do MEC e pelas ruas da Esplanada dos Ministérios:

Quarta-feira (06/07)

As atividades do terceiro dia de Jornada se concentraram nos corredores e proximidades do Congresso Nacional.

Pela manhã, representantes do SINASEFE se dividiram entre a participação na Comissão de Educação e Cultura (CEC) e a mobilização na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC). Na ocasião, a CCJC aprovou a admissibilidade da PEC 96/2019. O SINASEFE, junto com mais 15 entidades, divulgou carta defendendo a aprovação desta PEC. Confira em nosso canal do You Tube todos os registros dessas atividades.

Durante a tarde a mobilização nas proximidades da Câmara também prosseguiu:

Quinta-feira (07/07)

No último dia de Jornada (07/07), a delegação do SINASEFE esteve presente em peso no ato pela instauração da CPI do MEC, nas proximidades do Anexo 2 do Senado Federal.

Conteúdo relacionado