Notícias

35º CONSINASEFE aprovou Documento Base do GTPEC

Postagem atualizada em 19/11/2023 às 15h12

Enfim, aconteceu! O Documento Base “Contribuições do SINASEFE na construção de Políticas Públicas para a Educação Profissional e Tecnológica Brasileira: 15 anos da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica” foi aprovado na sexta-feira (17/11) no 35º CONSINASEFE e agora se trata de um Documento Final Oficial do sindicato.

O texto, que foi apresentado pelo GT de Políticas Educacionais e Culturais em 01/09, após passar por ampla discussão nas bases, com três reuniões virtuais para dialogar sobre a metodologia de debate, recebeu e apresentou no Congresso 77 contribuições das seções sindicais.

Agora, já na condição de Documento Final e não mais de Documento Base, o conteúdo passará por toda uma revisão e reescrita, respeitando o que foi deliberado nos dias 16/11 e 17/11, para posterior divulgação em nosso portal e redes sociais.

O material, ao longo de seus 12 eixos temáticos, defende um modelo de ensino básico, profissional e tecnológico público, inclusivo e de qualidade para os filhos e filhas da classe trabalhadora, se tratando de um marco do SINASEFE no campo das políticas educacionais.

coordenação de políticas educacionais e culturais, composta por João Cichaczewski (secretário) e Manoel Porto Junior (secretário-adjunto), foi a responsável pela condução dos debates e trajetória de construção do texto.

“Agora temos um documento para disputar política pública e defender uma educação para os filhos e filhas da classe trabalhadora, quem não criou o GT de Políticas Educacionais nas bases tem, agora, um rico de um material para começar esse debate na sua seção sindical”, disse Manoel.

“É importante salientar também que esse não é um documento que se encerra aqui, ele é um documento que começa aqui, é um documento quen pretende ser vivo, subsidiando nossos debates continuamente, sendo questionado, alterado e ajustado da forma como a gente percebe a educação no nosso país, em particular a edcucação profissional”, completou João.

Confira no vídeo ao topo dessa matéria a mensagem de agradecimento e saudação gravada por João e Manoel, ainda durante a realização do 35º CONSINASEFE.

Conteúdo relacionado