Notícias

11 de agosto: Dia do Estudante

Postagem atualizada em 11/08/2023 às 15h15

Não podemos deixar de lembrar deles, que são a verdadeira razão de existência da nossa Rede Federal de Educação: nesta sexta-feira, dia 11 de agosto, celebramos o Dia do Estudante.

É dia de luta!

As lutas contra os cortes de verbas, por 10% do PIB para a Educação Pública e pela revogação do Novo Ensino Médio (NEM), que são bandeiras muito caras ao nosso sindicato, são impulsionadas com muita intensidade pelos lutadores e lutadoras do Movimento Estudantil – que está sempre ombro a ombro com as entidades da classe trabalhadora.

Por isso, não poderia ser diferente: a comemoração do Dia do Estudante por todo o Brasil ocorre com muita luta!

Hoje (11/08) vários atos por todo o país estão sendo realizados, construídos por ANPG, Fenet, Ubes e Une; e contando com o apoio de vários sindicatos de educadores – inclusive do SINASEFE.

Live do Dia do Estudante

Logo mais, nosso sindicato estará realizando uma live, contando com representantes da Fenet e da Ubes, para debater justamente a revogação do NEM. A transmissão ao vivo será realizada no Facebook e no YouTube do SINASEFE. Não perca!

Origem da data

A comemoração do Dia do Estudante em 11 de agosto acontece desde 1927 e teve como ponto de partida algo que ocorreu 100 anos antes (em 1827), na época do recém-instituído Império Brasileiro.

Em 11 de agosto de 1827, o então imperador Dom Pedro I autorizou a criação das duas primeiras faculdades do Brasil: a Faculdade de Direito de Olinda-PE e a Faculdade de Direito do Largo do São Francisco-SP – motivo pelo qual, na mesma data, também se comemora o Dia do Advogado.

Estudar é um direito básico de todas e todos. Mas, mais do que isso, é uma fase da vida onde as pessoas se dedicam à busca de conhecimentos sobre os temas que nos rodeiam, marcando uma das melhores fases da nossa vida.

Uma boa educação e um bom ambiente escolar ajudam a formar uma sociedade sólida e com senso crítico apurado para solucionar crises, além de formar profissionais qualificados.

Unidade para construir um Brasil melhor

A vocês, estudantes, oferecemos essa singela homenagem e o um fraterno abraço.

Seguiremos juntos no dia a dia das nossas Instituições Federais de Ensino e nas lutas por uma sociedade justa e igualitária!

Conteúdo relacionado