Postagem atualizada em 13/10/2023 às 0h48
Terminou neste domingo (24/09) a 184ª Plenária Nacional do SINASEFE. O evento reuniu, de modo híbrido, 40 seções sindicais e mais de 140 participantes. Dentre os itens aprovados neste segundo dia estão deliberações relativas à realização do 35º CONSINASEFE – que acontecerá em Brasília-DF, de 15 a 19 de novembro deste ano – e à reforma do alojamento do sindicato. A Plenária também debateu conjuntura política, com destaques para a rearticulação da Frente de Lutas dos Movimentos Sindicais e Sociais e para a Campanha Salarial 2024.
Conselho de Ética e composição da DN
A Plenária teve divergências sobre pautar, ou não, a nota técnica da AJN que trata de requisitos para integrar a DN. Após ouvir informes das coordenadoras gerais Artemis Martins e Elenira Vilela, e do secretário jurídico, Ivo da Silva, a Plenária aprovou uma questão de ordem para não debater pontos de pauta que tratem de dirigentes sem que os(as) mesmos(as) estejam presentes.
Conjuntura política
O ponto de pauta sobre conjuntura versou sobre a rearticulação da Frente de Lutas dos Movimentos Sindicais e Sociais e a Campanha Salarial 2024, que terá atividades do Fonasefe no Brasil e em Brasília-DF na semana de 2 a 7 de outubro, tendo sido aberto por falas da coordenação geral do sindicato – Artemis Martins, David Lobão e Elenira Vilela.
Após as considerações dos três, em 33 intervenções, as(os) participantes destacaram diversos acordos e divergências pontuais sobre a situação atual do país e dos(as) trabalhadores(as) representados(as) pelo SINASEFE.
Foram pautadas também numerosas estratégias de mobilização, tanto as clássicas quanto as inovadoras, buscando ampliar a participação de docentes e técnico-administrativos(as) nas lutas da categoria e do conjunto dos servidores federais.
Proposta apresentada pela chapa Sonhar e Lutar
Baixe aqui o documento visível acima (formato PDF).
Proposta apresentada pela chapa 1º de Maio
Baixe aqui o documento visível acima (formato PDF).
Proposta apresentada pela chapa Movimento por uma Escola Popular
Baixe aqui o documento visível acima (formato PDF).
Reforma do alojamento do SINASEFE
No ponto de pauta da reforma do alojamento do sindicato, a coordenadora geral Artemis Martins apresentou um relatório detalhado das ações da Direção Nacional (confira logo abaixo), seguido por explicações complementares de Diego Rodolfo (1º tesoureiro) e Odemir Vieira (coordenador de pessoal aposentado).
Um bloco de perguntas dos sindicalizados foi aberto, com as respostas sendo dadas em seguidas pela Comissão da DN responsável por acompanhar a obra.
Por fim, após votação, por 24 votos a 19, com uma abstenção, ficou aprovado que o ponto de pauta seria suspenso, sem a abertura do debate, para ficar como pauta de uma Plenária Nacional futura.
35º CONSINASEFE
A Comissão de Organização do 35º Congresso do SINASEFE, que será Estatuinte e proporá mudanças ao Estatuto da entidade, apresentou e aprovou o Regimento Interno do fórum.
O 35º CONSINASEFE será realizado em Brasília-DF, no período de 15 a 19 de novembro de 2023, tendo como temário “Construindo um SINASEFE forte, independente, inclusivo e de luta: desafios para a organização da classe trabalhadora”.
Até terça-feira (26/09), as orientações para as seções sindicais elegerem delegados(as) e observadores(as) ao fórum serão publicadas aqui em nosso portal!
Encaminhamentos
Por fim, nos últimos debates do fórum, foram aprovados diversos encaminhamentos, sendo destaques:
- o SINASEFE participará de todas as atividades da Jornada de Lutas do Fonasefe de 02/10 a 07/10;
- o SINASEFE produzirá materiais para ajudar as seções sindicais a convocar as bases para os atos da Jornada de Lutas de 02/10 a 07/10, priorizando a luta pela recomposição salarial;
- aprovação de uma Moção proposta pela seção Monte Castelo-MA;
- divulgação de uma Carta de Desagravo lida pelo 1º Tesoureiro do sindicato, Diego Rodolfo.
Em breve, todas as deliberações da 184ª PLENA, assim como sua ata, serão divulgadas aqui em nosso portal, em matéria específica. Fique atento(a)!