Formação PolíticaEventosNotícias

1º Encontro de Formação Política do SINASEFE promove reflexão sobre conjuntura e discute mundo do trabalho

Postagem atualizada em 03/05/2023 às 11h53

Ocorreu entre os dias 29/04 e 01/05, no auditório do IFMG campus Ouro Preto, o 1º Encontro de Formação Política do SINASEFE (gestão 2022-2024). Organizado em parceria com o Sinasefe IFMG, o evento teve como público-alvo sindicalizados(as) dos estados da Bahia e Minas Gerais.

Foram três dias de debates e reflexões sobre o mundo do trabalho, a formação do Estado brasileiro, o capital e o mercado financeiro, as emergências sociais brasileiras e a conjuntura internacional e nacional.

Sábado – 29 de abril – 1º dia

O primeiro dia foi marcado pelo credenciamento, pela abertura do evento e pelo módulo 1, ministrado pelo professor Dr. Rafael Bernardo Silveira, secretário de formação política do SINASEFE e pela professora Drª. Elisangela Lizardo de Oliveira, servidora do IFSP e assessora do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, representando a ministra Luciana Santos.

Rafael fez uma análise da conjuntura política e econômica internacional relacionando com os problemas atuais brasileiros, destacando os desafios da classe trabalhadora. Já Elisangela descreveu as ações e o funcionamento do Ministério, hoje sob gestão de um governo democrático, e reforçou a possibilidade dos sindicatos e institutos acessarem os programas do ministério, estabelecendo um diálogo permanente com a pasta.

Domingo – 30 de abril – 2º dia

Já no segundo dia, o coordenador do Sinasefe IFMG, professor Dr. Pedro Peixe, ministrou o módulo Conjuntura Nacional: A Formação Política do Brasil – Democracia, Populismo e Autoritarismo. Na parte da tarde, o Módulo III: Mundo do Trabalho – Dos Fundamentos da Economia Política à Crise do Capital, foi ministrado pela professora Drª. Sofia Manzano.

A diretora do Sinasefe IFMG, Josâne Barbosa, conversou com a professora Drª. Sofia Manzano sobre o conteúdo apresentado. Confira:

Veja abaixo o depoimento de alguns dos participantes sobre o conteúdo abordado nos módulos:

Segunda-feira – 1 de maio – 3º dia

Na segunda-feira (01/05), Dia do Trabalhador, ocorreu na parte da manhã o último módulo do evento. Sob o título “A Luta Sindical e o Desafio da Reorganização da Classe Trabalhadora”, o módulo final foi ministrado pelo professor Dr. Milton Pinheiro. Neste dia, o Sinasefinho promoveu uma oficina circense com as crianças que, após o encerramento, apresentaram num mural suas produções artísticas feitas nos dias anteriores. Cabe ressaltar que as crianças fizeram ainda uma visita guiada ao museu “Casa de Guignard”, que reúne obras de Alberto da Veiga Guignard, considerado um dos maiores pintores e desenhistas brasileiros do século XX.

O Encontro foi organizado pela Pasta de Formação Política e Relações Sindicais do SINASEFE Nacional; pelo Secretário Titular, Rafael Bernardo Silveira; pela Secretária Adjunta, Andréa Moraes; e pelos diretores do SINASEFE IFMG, Josâne Barbosa e Pedro Peixe.

Sinasefinho

Durante os três dias de encontro, as filhas e filhos dos participantes se divertiram com o projeto Sinasefinho. Uma iniciativa do SINASEFE que, sob a supervisão de monitoras habilitadas, viabiliza um espaço artístico de experiências positivas, afetividade, sociabilidade para crianças com até 12 anos de idade. Dessa forma, as mães e pais puderam participar integralmente da programação do evento.

Confira a seguir a galeria de fotos do Sinasefinho:

Leia também

Conteúdo relacionado

* Toda cobertura deste evento (vídeos, textos e fotos) foi realizada pelo jornalista César Diab, do Sinasefe IFMG