Encontros RegionaisEventosNotícias

Encontro Regional Sul reuniu onze seções sindicais do SINASEFE

Postagem atualizada em 15/05/2023 às 11h47

Entre os dias 21 e 23 de abril, o Sinasefe IFSC sediou o Encontro Regional Sul do SINASEFE. A atividade, realizada no Hotel Cambirela, em Florianópolis-SC, contou com a participação de 11 seções sindicais e debateu temas como conjuntura, carreira e políticas educacionais. O Sinasefinho também aconteceu simultaneamente ao evento.

Primeiro dia

O encontro começou na tarde de 21/04, no Hotel Cambirela, em Florianópolis-SC. O Coordenador de Administração e Finanças da Seção IFSC, Paulo Henrique de Amorim, abriu os trabalhos, juntamente com a Coordenadora da Pasta de Pessoal (aposentados), Sônia Regina Adão. Em seguida, a palavra foi aberta para informes e apresentação do SINASEFE e das demais Seções da região presentes no evento.

A conferência de abertura, com o tema “O avanço das políticas neoliberais na educação da América Latina”, proferida pelo Secretário Geral da Confederação dos Educadores Americanos (CEA), Fernando Rodal, foi a primeira atividade do encontro. Rodal é docente de Ciências Físico Químicas da Universidad del Trabajo del Uruguay/UTU, coordenador geral do Foro por la Educación en Iberoamerica e representante da CEA junto ao Parlamento Latinoamericano e Caribenho (Parlatino).

Em sua fala, ele fez um histórico e traçou um panorama geral da formação e desenvolvimento das reformas neoliberais na América Latina, com reflexos diretos na mercantilização da educação e na necessária luta em defesa do ensino público no continente.

A segunda e última mesa do primeiro dia de evento, coordenada pelas diretoras da Seção IFSC, Elenira Vilela e Fernanda Rosá, foi toda dedicada à análise da conjuntura política e econômica nacional e internacional.

O debate contou com a participação de representantes de três partidos: Edmilson Costa (PCB), Raul Pont (PT) e Vera Lúcia (PSTU). Após as falas, as(os) participantes do encontro tiveram a oportunidade de fazer perguntas e colocações a respeito da visão que cada um apresentou sobre o momento atual vivido pelo mundo, especialmente no Brasil.

Segundo dia

O segundo dia do Encontro Regional Sul iniciou na manhã de sábado (22/04), com a apresentação da Campanha de Filiação desenvolvida pelo sindicato nacional. A mesa dos trabalhos ficou a cargo da Coordenadora da Pasta de Pessoal TAE da Seção IFSC, Magali Inês Pessini, e a apresentação da campanha foi feita pela coordenadora geral do SINASEFE, Artemis Martins.

Segundo Artemis, o objetivo maior é trazer mais servidores para o sindicato. E para isso, com o apoio da Coordenação de Comunicação, o SINASEFE elaborou uma campanha unitária, nacional, mas que permite adaptações pelas seções, conforme cada realidade local. A identidade visual, no entanto, deve ser mantida. A campanha de filiação é constantemente discutida e atualizada com a participação das direções das Seções por meio de reuniões periódicas.

Após a apresentação, participantes fizeram uso da palavra para contribuir com os temas sindicais mais urgentes e que estão diretamente ligados ao processo de filiação em curso nas seções.

Políticas Educacionais

Na mesa sobre Políticas Educacionais, foi realizado um balanço dos primeiros meses do governo Lula pelos diretores da Coordenação de Políticas Educacionais e Culturais do SINASEFE: João Cichaczewki (secretário) e Manoel Porto Júnior (secretário-adjunto).

Eles defenderam a necessidade de revogação do Novo Ensino Médio (lei nº 13.415/2017), inserindo a proposta pedagógica do Ensino Médio Integrado como referência para a etapa final da Educação Básica.

E considerando a importância do Seminário Nacional de Educação (SNE) do SINASEFE, houve a indicação da reativação dos Grupos de Trabalho de Políticas Educacionais nas bases do sindicato, principalmente em virtude da 11ª edição do SNE ter previsão de realização até o final de 2023.

Carreira

Coordenada pelos representantes da pasta de pessoal da Seção IFSC, Magali Pessini e Vitor Sales, a terceira mesa do segundo dia do encontro discutiu e aprofundou aspectos das carreiras dos TAEs e docentes.

A proposta de carreira docente para a EBTT do sindicato nacional foi apresentada pelos integrantes da Comissão Nacional Docente (CND), Amália Leites e Antonildo Pereira. Eles fizeram um histórico da construção da proposta, explicaram a metodologia dos trabalhos dos GTs, detalharam a tabela salarial e deixaram claro que não há qualquer garantia de que o documento final sobre as carreiras se transformará numa nova lei, uma vez que isso está diretamente atrelado ao processo de negociação com o governo.

Em seguida, foi a vez das(os) representantes da Pasta de Pessoal TAE do Sinasefe e da Comissão Nacional de Supervisão (CNS), Lucrécia Iacovino, Teresa Bahia e William Carvalho apresentarem a proposta de carreira dos técnicos. Eles fizeram um breve histórico sobre o trabalho da Comissão, falaram sobre os princípios que norteiam a proposta e explicaram os principais pontos da tabela salarial.

Tanto docentes quanto técnicos deixaram claro que o fato do SINASEFE discutir propostas específicas para cada carreira não anula o principal objetivo do sindicato nacional, que é continuar lutando por uma carreira única da educação.

A última apresentação da mesa foi feita pelo técnico-administrativo no IFSC campus São José, Marcos Dorval Schmitz. Ele fez um histórico sobre as origens das carreiras, lembrou as conquistas fundamentais da greve de 2001 e criticou a tática de negociação que privilegia os reajustes lineares em detrimento de propostas que poderiam diminuir as distorções e diferenças salariais entre docentes e técnicos.

Ao contrário das outras mesas, o debate com as(os) participantes sobre as carreiras foi remetido diretamente para os trabalhos em grupos.

Terceiro dia

Na mesa de encerramento do Encontro Regional Sul do Sinasefe, que aconteceu na manhã de domingo (23/04), os representantes da pasta de Pessoal da Seção IFSC, Magali Pessini e Vitor Sales, iniciaram os trabalhos chamando as(os) participantes a fazerem suas considerações finais a respeito das carreiras dos TAEs e Docentes.

As propostas discutidas durante o encontro deverão ser levadas agora para a reunião do GT Carreira Nacional, que será realizada nos próximos dias 3, 4 e 5 de maio, em Brasília-DF. A recomendação, no entanto, é que antes elas possam ser apreciadas e aprovadas também pelas respectivas bases das Seções. Outras proposições, relativas às políticas educacionais, conjuntura e organização sindical, poderão ser debatidas ainda nas Plenas e até nos seminários de educação do SINASEFE.

As demais indicações apontadas durante o Encontro Regional Sul foram lidas numa mesa específica, dirigida pelo Coordenador de Administração e Finanças da Seção IFSC, Paulo Henrique de Amorim, e pela Coordenadora de Articulação nos Campus, Fernanda Rosá. Em seguida, a palavra foi aberta para as considerações do plenário.

Em suas avaliações finais, vários e várias participantes aproveitaram a oportunidade para agradecer a presença das(os) servidoras(es) e parabenizar a Seção IFSC pela organização do evento. O indicativo é que um novo encontro regional sul seja realizado ainda neste ano de 2023, no segundo semestre, a partir do mês de setembro.

Sinasefinho

O Encontro Regional Sul também contou com a realização do projeto Sinasefinho, que reúne crianças entre 0 e 12 anos.

Seções presentes

As seções que participaram do evento foram:

Conteúdo relacionado

* Toda cobertura deste evento foi elaborada pela Assessoria de Comunicação do Sinasefe IFSC
** Matéria atualizada às 9h38 de 12/05/2023 e às 11h35 de 15/05/2023