Notícias

20/11: Vamos às ruas por um Brasil com democracia e sem racismo

Postagem atualizada em 21/11/2022 às 17h04

O SINASEFE aderiu à convocação pela luta antirracista do Movimento Negro Brasileiro e das Frentes Brasil Popular e Povo Sem Medo e chama suas bases e seções sindicais às ruas para lutarmos por um Brasil com democracia e sem racismo!

Este Dia Nacional de Luta será realizado com toda a militância antirracista nas mobilizações e manifestações do Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra, em 20 de novembro, data símbolo do Movimento Negro por marcar a morte de um dos maiores lutadores contra a escravidão no Brasil, Zumbi dos Palmares.

Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra

O Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra passou a ser celebrado no Brasil a partir da década de 1970, como forma de valorização da comunidade negra e da sua contribuição na história do país. Hoje, a data está oficializada pela lei nº 12.519/2011 e celebra a resistência do povo negro contra a escravidão e a luta contra o racismo em nosso país, tendo Zumbi como um dos principais lutadores da história pela liberdade. A data é feriado municipal em mais de mil cidades e feriado estadual em Alagoas, no Amapá, no Amazonas, em Mato Grosso e no Rio de Janeiro.

Todos os anos, o Movimento Negro Brasileiro constrói um Novembro Negro de Lutas, com mobilizações e diversos tipos de ações de resistência que ocupam as ruas no dia 20 de novembro.

Por que com Racismo não há democracia?

O combate às desigualdades no Brasil perpassa prioritariamente pela luta em prol da erradicação do racismo. As mazelas sociais brasileiras estão intimamente ligadas a essa chaga social, fruto dos quase 400 anos de escravidão que vigeu no país e que tem suas heranças como pilar da estrutura da nossa sociedade nas mais variadas dimensões.

Saímos vitoriosos no dia 30 de outubro, após meses de plena mobilização nas ruas, nas redes, nos territórios periféricos, quilombos, nas escolas e nas universidades, nos centros urbanos, rurais e em cada lugar deste país. Luiz Inácio Lula da Silva venceu as eleições presidenciais de 2022. Em seu discurso após o resultado democrático, a expressão direta da necessidade de extirpamos o racismo do Brasil foi uma vitória de todo movimento negro brasileiro.

Nossa disposição para ir às ruas em defesa da democracia e contra o racismo em 20 de novembro, Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra, parte da compreensão do papel fundamental do movimento negro e popular na construção de uma sociedade verdadeiramente democrática, livre do racismo, para que juntas e juntos possamos construir uma democracia real na vida do povo brasileiro, que teve sua vida intensamente precarizada pelos governos Temer e Bolsonaro.

Lute por um Brasil com democracia e sem racismo

  1. O Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra é uma construção coletiva. Vai ter ato na sua cidade, estado ou país? Divulgue por esse link: https://forms.gle/BWEcAAUzWtxrvC1v5.
  2. Grave vídeos e peça para que as lideranças que fazem parte do seu ciclo pessoal de convivência gravem também, convidando as pessoas para irem aos atos por um Brasil com democracia e sem racismo de 20/11.
  3. A luta contra o racismo tem o protagonismo das lideranças e organizações negras, mas é uma luta de toda militância antirracista, movimentos e partidos que defendem a democracia e a justiça social. Por isso é fundamental o posicionamento, o engajamento e a mobilização de todas e todos nas redes e junto à sociedade, convocando os atos por um Brasil com democracia e sem racismo de 20/11. Publique em suas redes sociais com a hashtag #DiaNacionalDaConsciênciaNegra.

Convocatória das Frentes Brasil Popular e Povo Sem Medo

Baixe aqui a convocatória acima (arquivo em formato PDF).