Postagem atualizada em 16/03/2023 às 18h40
O 2º Encontro de Negras, Negros, Indígenas e Quilombolas (ENNIQ) será realizado de 22 a 26 de março de 2023, no Hotel Maceió Atlantic Suites, em Maceió-AL, tendo como seção anfitriã o Sintietfal.
O tema do evento será “Malungas, Malungos e Parentes na terra de Palmares! Nossa luta, nosso sindicato!”.
A programação do 2º ENNIQ contará com seis conferências temáticas, oficinas, atividade cultural, um dia de viagem (visita ao Parque Memorial do Quilombo dos Palmares ou à Aldeia Mata da Cafurna) além de debates em quatro grupos de trabalho.
No dia 23 de março, das 19 às 22 horas, teremos a Mesa “Contra o racismo religioso: pela liberdade dos cultos das religiões de matrizes africanas e cosmologias indígenas“.
Conheça os(as) quatro palestrantes desta mesa
Katiuscia Pinheiro
Professora de Sociologia no campus Itapecuru Mirim do IFMA. Desenvolve pesquisas nas áreas de gênero, interseccionalidade e decolonialidade. É associada na Wyka Kwara (associação multiétnica de indígenas remanescentes), onde compõe o Grupo de Trabalho de Espiritualidade.
Mãe Bárbara (Mametu Kafurengá)
Sacerdotisa Afro, licenciada em Pedagogia. É dirigente da Nzo Kwa Minkisi Nkasuté ye Kitembu Mvila (Comunidade de Terreiro do Campo Bantu Indígena Caxuté) e é membra da Associação Brasileira de Pesquisadores(as) Negros(as) (ABPN).
Pai Alex
Sacerdote Candomblecista, Juremeiro, Mestre de Cultura Popular, Tocador de pífano, Sócio-fundador e líder da ONG “Casa de Caridade de Candomblé Ilè Axé Odadara Xangô Agodô”. Foi protagonista do documentário “O Juremeiro de Xangô”.
Sassá Tupinambá
Xamã na tradição Tupinambá. Ativista indígena e terapeuta naturopata – Aondê Natural. Tem experiência na área de saúde, com ênfase em naturopatia. Coordenador do projeto “Há Indígenas em SP” e fundador do canal do Youtube TV Tamuya.
Mais informações
Clique aqui e confira a programação completa do 2º ENNIQ.
Histórico
O ENNIQ é um encontro recente do sindicato, tendo sua primeira edição realizada de forma online, em 03/10/2020, por iniciativa da Coordenação de Combate às Opressões. Relembre aqui como foi a 1ª edição do Encontro, que à época se chamava Encontro de Negras, Negros e Indígenas (ENNI).