ENNIQEventosNotícias

2º ENNIQ: Contra o racismo religioso – palestrantes e perfis

Postagem atualizada em 16/03/2023 às 18h40

O 2º Encontro de Negras, Negros, Indígenas e Quilombolas (ENNIQ) será realizado de 22 a 26 de março de 2023, no Hotel Maceió Atlantic Suites, em Maceió-AL, tendo como seção anfitriã o Sintietfal.

O tema do evento será “Malungas, Malungos e Parentes na terra de Palmares! Nossa luta, nosso sindicato!”.

programação do 2º ENNIQ contará com seis conferências temáticas, oficinas, atividade cultural, um dia de viagem (visita ao Parque Memorial do Quilombo dos Palmares ou à Aldeia Mata da Cafurna) além de debates em quatro grupos de trabalho.

No dia 23 de março, das 19 às 22 horas, teremos a Mesa Contra o racismo religioso: pela liberdade dos cultos das religiões de matrizes africanas e cosmologias indígenas.

Conheça os(as) quatro palestrantes desta mesa

Katiuscia Pinheiro

Professora de Sociologia no campus Itapecuru Mirim do IFMA. Desenvolve pesquisas nas áreas de gênero, interseccionalidade e decolonialidade. É associada na Wyka Kwara (associação multiétnica de indígenas remanescentes), onde compõe o Grupo de Trabalho de Espiritualidade.

Mãe Bárbara (Mametu Kafurengá)

Sacerdotisa Afro, licenciada em Pedagogia. É dirigente da Nzo Kwa Minkisi Nkasuté ye Kitembu Mvila (Comunidade de Terreiro do Campo Bantu Indígena Caxuté) e é membra da Associação Brasileira de Pesquisadores(as) Negros(as) (ABPN).

Pai Alex

Sacerdote Candomblecista, Juremeiro, Mestre de Cultura Popular, Tocador de pífano, Sócio-fundador e líder da ONG “Casa de Caridade de Candomblé Ilè Axé Odadara Xangô Agodô”. Foi protagonista do documentário “O Juremeiro de Xangô”.

Sassá Tupinambá

Xamã na tradição Tupinambá. Ativista indígena e terapeuta naturopata – Aondê Natural. Tem experiência na área de saúde, com ênfase em naturopatia. Coordenador do projeto “Há Indígenas em SP” e fundador do canal do Youtube TV Tamuya.

Mais informações

Clique aqui e confira a programação completa do 2º ENNIQ.

Histórico

O ENNIQ é um encontro recente do sindicato, tendo sua primeira edição realizada de forma online, em 03/10/2020, por iniciativa da Coordenação de Combate às Opressões. Relembre aqui como foi a 1ª edição do Encontro, que à época se chamava Encontro de Negras, Negros e Indígenas (ENNI).

Conteúdo relacionado