SeçõesLivesNotícias

Cinedebate do Sinasefe IFBA: 13/06, às 18 horas

Postagem atualizada em 12/06/2022 às 21h40

O Sinasefe IFBA convida todas e todos para um debate virtual sobre um documentário político, que expõe a tragédia de Maceió-AL, capital alagoana, vitimada por um grave crime ambiental cometido pela Braskem. A atividade acontece nesta segunda-feira (13/06), a partir das 18 horas, via Google Meet, por iniciativa do Comando de Greve do campus Jacobina-BA.

O documentário que será exibido, dirigido por Carlos Pronzato, retrata o maior crime socioambiental em curso no mundo, que condenou cinco bairros da capital alagoana pelo afundamento do solo, tendo atingido quase 70 mil pessoas, 4,5 mil negócios e 30 mil empregos diretos.

A empresa Braskem explora minas de sal-gema há mais de quatro décadas, em 35 locais de Maceió-AL, a cerca de 1.200 metros de profundidade. Os desabamentos das minas ocorrem há mais de dez anos, já havendo formado crateras subterrâneas do tamanho do Complexo Esportivo do Maracanã.

O documentário traz depoimentos de moradores, das associações das vítimas, de líderes comunitários, de cientistas, de militantes de movimentos sociais e de representantes de órgãos públicos.

Como debatedores, teremos:

  • Almacks Luiz da Silva – socioambientalista e membro titular da Câmara Técnica de Segurança de Barragens (CTSB);
  • Carlos Pronzato – diretor, produtor e roteirista de diversos documentários a respeito de temas que estão no centro das lutas sociais do Brasil nos últimos anos;
  • Erianne Gomes dos Santos – psicóloga, Especialista em Docência na Educação Profissional pelo Ifal e Mestra em Psicologia pela Ufal;
  • Joallan Cardim Rocha – professor do IFBA e doutorando em Ciência Política pela Unicamp;
  • Leandro Rafael Prado – professor do IFBA, engenheiro ambiental e Doutor em Engenharia de Processos.

Não percam a oportunidade de participar deste momento de intersecção entre arte, conhecimento científico e luta por direitos e por justiça.

Participe do Cinedebate da seção IFBA a partir das 18 horas de 13 de junho (segunda-feira), a partir do link http://meet.google.com/fth-rgmj-jmx.