EventosNotícias

Cobertura em tempo real: 168ª Plenária Nacional

Postagem atualizada em 04/09/2021 às 21h26

Confira abaixo a cobertura em tempo real dos debates da 168ª Plenária Nacional do SINASEFE. Consulte aqui a convocatória com detalhes deste fórum. A 168ª PLENA acontece neste sábado (28/08), de maneira virtual (em função da pandemia da COVID-19), via plataforma Zoom:

21:42: 168ª PLENA é encerrada após votação de todos os encaminhamentos do fórum. Após o texto ser sistematizado pela DN do sindicato, divulgaremos em nosso portal todas as deliberações aprovadas na 168ª PLENA – na íntegra e detalhadas.

20:50: Votação dos encaminhamentos da 168ª PLENA segue em andamento pelos delegados do fórum. Como um dos destaques da votação, foi aprovado que a 169ª PLENA escolherá a Comissão Organizadora do 34º CONSINASEFE – que será responsável por eleger a próxima Direção Nacional do SINASEFE.

Em breve, divulgaremos em nosso portal todos os encaminhamentos aprovados na 168ª PLENA – na íntegra e detalhados.

19:03: 168ª PLENA entra na votação dos encaminhamentos do fórum. Ponto de pauta sobre ressarcimento financeiro foi suspenso e encaminhado diretamente ao Conselho de Ética.

18:00: Ponto de pauta das eleições do SINASEFE e convocação do 34º CONSINASEFE entra debate na 168ª PLENA.

15:30: Após debate sobre conjuntura, 168ª PLENA do SINASEFE entra na pauta sobre ataques à Rede Federal de Educação, que terá como destaques a ameaça de reordenamento dos Institutos Federais pelo governo Bolsonaro e as pressões pelo retorno ao trabalho presencial sem segurança sanitária durante a pandemia de COVID-19.

14:45: Delegados e observadores iniciam falas do ponto de pauta sobre conjuntura, que nesta Plenária Nacional tem como foco a luta contra a Reforma Administrativa (PEC 32/2020) e a mobilização pelo Fora Bolsonaro – que tem manifestações nacionais confirmadas para o dia 7 de setembro.

14:40: Informes do credenciamento da 168ª PLENA:

14:15: Assista acima as falas do debate de conjuntura da 168ª PLENA do SINASEFE feitas pelo deputado federal Rogério Correia e pelo ativista Josué Rocha.

14:05: Debate de conjuntura da 168ª PLENA do SINASEFE é iniciado com falas do deputado Rogério Correia (PT-MG), membro da Comissão Especial que debate a Reforma Administrativa (PEC 32/2020) na Câmara dos Deputados, e do ativista Josué Rocha, coordenador nacional da Frente Povo Sem Medo e representante da Campanha Nacional Fora Bolsonaro.

12:52: Plenária faz uma intervalo nos trabalhos e será retomada às 14h. Está prevista a transmissão ao vivo das primeiras intervenções que tratarão da luta contra a PEC 32/2020.

12:06: Encerrados informes das seções sindicais, plenária debate pendências de credenciamento.

11:08: Ataques aos direitos e a resistência dos trabalhadores nas bases são pautados durante os informes das seções sindicais, que seguem em andamento na plenária.

10:12: Prosseguindo com informes, seções sindicais seguem repassando informações da realidade de cada local de trabalho e das mobilizações realizadas no último período.

10:04: Presidente da Confederação de Educadores Americanos (CEA), Fernando Rodall, enviou uma saudação aos participantes da 168ª PLENA. Ele destacou a importância da luta dos trabalhadores da educação como a única via possível de pensar em futuro. Ele comentou ainda os debates recentes que a entidade vem realizando, como um evento que debaterá o desenvolvimento econômico com responsabilidade social, refletindo sobre aspectos como a perda do espírito critico e do estímulo à criatividade.

09:43: Seções sindicais iniciam os seus informes, pautando principalmente as pressões e a desorganização para retorno presencial.

09:27: Integrantes da Direção Nacional apresentam informes diversos no início dos trabalhos.

09:04: Atividade começa debatendo a pauta, a inclusão do debate sobre a Reforma do Ensino Médio e a BNCC também devem integrar os itens discutidos no fórum. Moções foram aprovadas para possibilitar o envio em tempo para ato político previsto para este sábado (28/08).

08:11: Participantes da plenária já se reúnem virtualmente na “sala de espera” para o evento (grupo de WhatsApp restrito aos credenciados).

Downloads

Informe da Coordenação Jurídica para a 168ª PLENA:

Conteúdo relacionado