Notícias

Dia da Saúde foi celebrado mundialmente em 07/04

Postagem atualizada em 08/04/2024 às 12h42

Foi celebrado neste domingo, dia 7 de abril, o Dia Mundial da Saúde. A data existe desde 1948, por ocasião da criação da Organização Mundial de Saúde (OMS).

No Brasil, é importante exaltar o Dia Mundial da Saúde para lembrar da necessidade extrema que temos enquanto sociedade de estruturar bem o Sistema Único de Saúde (SUS), um dos pilares do atendimento médico à população brasileira.

É por meio dele que mais de 150 milhões de pessoas acessam serviços médicos e hospitalares gratuitamente. É unicamente pelo SUS que as pessoas mais pobres puderam (e podem) se vacinar e se proteger da COVID-19, do H1N1, da dengue e de tantas outras pandemias e endemias.

Por isso, pela passagem desse Dia Mundial da Saúde homenageamos os trabalhadores que fazem do SUS o maior sistema de saúde pública, gratuita e universal do mundo.

Exigiremos sempre do Estado Brasileiro que respeite a Constituição Federal e o direito à vida da população; e que invista permanente e robustamente nesse Sistema.

Definição de saúde

Muitas pessoas consideram-se saudáveis quando estão sem nenhuma doença, porém a falta de enfermidades não significa presença de saúde. Dizer que uma pessoa está saudável requer a análise de um conjunto de fatores, tais como qualidade de vida e aspectos mentais e físicos.

Em 1946, a Organização Mundial da Saúde aprovou um conceito que visava ampliar a visão do mundo a respeito do que seria estar saudável. Ficou definido então que “a saúde é um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não apenas a ausência de doença ou enfermidade”.

De acordo com esse conceito, percebemos que saúde não é um estado fácil de ser alcançado, uma vez que nem todas as pessoas conseguem viver sem tristezas, sem preocupações e interagindo com o restante da sociedade de maneira harmoniosa. A saúde deve ser vista como uma forma de total bem-estar, que é conseguido não só por meio do tratamento de doenças ou de sua prevenção, mas também da qualidade de vida.

De acordo com a Lei nº 8.080, de 1990, a saúde é um direito fundamental do ser humano, devendo o Estado prover as condições indispensáveis ao seu pleno exercício. A lei também enfoca que, para haver saúde, alguns fatores são determinantes, tais como: a alimentação, a moradia, o saneamento básico, o meio ambiente, o trabalho, a renda, a educação, a atividade física, o transporte, o lazer, e o acesso aos bens e serviços essenciais.

Conteúdo relacionado