Notícias

Em vídeo, Guilherme Boulos reforça: “Future-se é privatização!”

Postagem atualizada em 11/07/2020 às 12h16

Parabenizando a luta dos trabalhadores organizados no SINASEFE, Guilherme Boulos, professor e membro do MTST, conversou com o sindicato nesta sexta-feira (30/08). Ex-candidato à presidência pelo PSOL, ele participou de um debate no IFSP, campus Itapetininga na manhã de hoje, discutindo temas como o programa Future-se e os cortes na Educação Pública.

Em vídeo gravado logo após a atividade no campus (abaixo), Guilherme comenta o Programa Future-se e os enfrentamentos ao redor do país para assegurar o debate democrático de ideias no âmbito das instituições federais de ensino. “O Future-se é a coisa mais velha que tem, é privatizar o ensino publico, é colocar as instituições na lógica do setor privado”, defende.

Para ele, o ministro da Educação pensa com a cabeça de um pequeno ditador: “Quem discorda da linha dele, ele não quer permitir o debate. A atuação do ministro sobre o IFPR e o IFCE tentou inviabilizar o debate, e hoje aqui em SP garantimos, com coragem, um debate democrático que precisa acontecer na instituição”.

Destacando as ameaças que essa postura assediosa representa à democracia, e autonomia das instituições, Boulos comentou também o impacto dos cortes para a sobrevivência das escolas e a importância da unidade dos trabalhadores. “Mais do que nunca é momento de estar organizado, mais do que nunca é momento de estar junto com o sindicato e de olho aberto com o que está acontecendo, com estas medidas que estão sendo tomadas!”, reforçou o ativista.

Guilherme Boulos destacou ainda que o SINASEFE é um sindicato de luta, sério e que está na linha de frente das lutas contra o desmonte da educação e do funcionalismo público.

O coordenador geral Carlos Magno Sampaio e a secretaria geral Rúbia Sagaz representaram o SINASEFE na atividade. O debate integrou a programação do II Festival da Diversidade do Campus Itapetininga (IFSP).

O Sinasefe SP também divulgou material sobre o debate no campus Itapetininga. Liderados pelo deputado federal Guiga Peixoto (PSL), um grupo de manifestantes tentou impedir a realização da atividade. Confira no vídeo da seção sindical:

ITAPETININGA | NÃO ACEITAREMOS CENSURA!Liderados pelo deputado federal Guiga Peixoto (PSL), um grupo de manifestantes tentou impedir uma palestra com Guilherme Boulos durante a Semana da Diversidade no Câmpus Itapetininga do IFSP. O deputado hostilizou servidores e estudantes, chegando a tentar "fiscalizar" a entrada das pessoas na instituição. De nada adiantou, neste momento, a palestra segue normalmente e preservando o direito democrático ao debate. Não passarão!

Posted by Sinasefe-SP on Friday, August 30, 2019

Conteúdo relacionado