NotíciasPolítica

Margem consignável: medida garantirá autonomia de servidores(as) no uso dos 45%

Postagem atualizada em 10/08/2023 às 20h19

O SINASEFE conversou com as deputadas federais Alice Portugal (PCdoB-BA) e Maria do Rosário (PT-RS) nesta quarta-feira (09/08). A entidade e as parlamentares estiveram diretamente envolvidas na mobilização pela retomada da autonomia dos(as) servidores(as) no uso da margem consignável.

No mesmo dia (09/08), a Comissão Mista do Congresso Nacional, que analisou a Medida Provisória nº 1170/2023, aprovou o relatório da deputada Alice Portugal, que faculta ao(à) servidor(a) a forma de utilização de 45% da remuneração em consignações em folha.

Recados aos(às) servidores(as)

“Quero abraçar os servidores que acorreram à deputada Maria do Rosário no sentido de tentar garantir um alívio para o endividamento dos servidores, foram muitos anos de arrocho”, destacou Alice Portugal.

“Quero agradecer a todo movimento sindical, vocês representaram muito bem cada trabalhador e cada trabalhadora que também buscou essa mudança. Aindo no âmbito do empréstimo, mas essa alteração é a favor dos trabalhadores, retoma uma liberdade da pessoa de decidir inclusive como vai manejar para se livrar de altas taxas de juros. Estamos numa ‘cruzada’ para reduzir juros”, destacou Maria do Rosário.

“Nós estamos enfrentando os banqueiros e isso significa que a mobilização precisa continuar. Parabéns a todas e todos que se mobilizaram até aqui, mas agora é preciso se girar para os(as) deputados(as) nos estados. É preciso aprovar na íntegra o relatório da deputada Alice Portugal relativo à MP nº 1170/2023”, destacou a coordenadora geral do SINASEFE, Elenira Vilela.

Próximos passos

A Medida Provisória, que altera a Lei nº 14509/2022, agora irá ao Plenário da Câmara e, posteriormente, ao do Senado.

Leia também

Conteúdo relacionado