Notícias

Nota de falecimento: Antônio Venâncio Castelo Branco

Postagem atualizada em 12/01/2021 às 11h57

Faleceu nesta segunda-feira (11/01), vítima de COVID-19, o reitor do Instituto Federal do Amazonas (Ifam), Antonio Venâncio Castelo Branco. “Um ser humano íntegro, que honrou a comunidade do Ifam com seu trabalho incansável, dedicado e humano com todos nós. Deixa um grande legado para a educação do estado do Amazonas”, informou o instituto, em nota.

A notícia da morte de Venâncio me deixou arrasado, sem chão mesmo. Sempre tivemos uma excelente relação, muito antes do Ifam existir, nos conhecemos em Brasília, em 2003. Ele sempre recebeu o sindicato de forma respeitosa, acompanhei várias vezes as direções sindicais em audiências com ele na reitoria, perdemos um amigo e um bom gestor” lamenta o coordenador geral do Sinasefe Manaus, José Eurico.

Antonio, além de ser reconhecido no Ifam, também recebeu homenagens de membros da comunidade indígena. “Grande companheiro e parceiro dos povos indígenas no Amazonas. Lutávamos juntos para levar os cursos técnicos e tecnológicos interculturais para comunidades indígenas. ‘Nhanpirukuli’ conforte seus familiares” destacou o professor indígena do campus São Gabriel da Cachoeira, Edilson Martins, etnia Baniwa.

O SINASEFE lamenta o falecimento de Antonio e registra sua solidariedade à comunidade escolar local, aos familiares e amigos.