Postagem atualizada em 14/09/2023 às 12h23
O SINASEFE informa, com tristeza, o falecimento de Marta Carmelita Bezerra de Almeida, chamada carinhosamente pelos(as) amigos(as) por Martinha. Aos 44 anos, Martinha teve um AVC no percurso entre Pernambuco e Brasília, onde participaria da reunião ordinária do Conselho Nacional de Saúde (CNS), para destacar sua força, sua voz e seu conhecido canto de luta.
Marta atuava em diversas frentes: era coordenadora de organização do Movimento Negro Unificado (MNU), coordenadora estadual do MNU em Pernambuco, pedagoga e educadora, ‘ekedi’ de tradição Nagô, ativista dos direitos humanos e LGBTIA+, técnica da Política de Igualdade Racial de Pernambuco e integrante do Conselho Estadual de Promoção da Igualdade Racial (Coepir). Além disso, Marta fazia parte do CNS, representando a Articulação Nacional de Movimentos e Práticas de Educação Popular e Saúde (Aneps), integrando a Comissão Intersetorial de Alimentação e Nutrição e a Comissão de Promoção, Proteção e Práticas Integrativas e Complementares em Saúde.
Diante desta partida abrupta, o SINASEFE manifesta suas condolências, solidariedade e apoio aos companheiros(as) de militância, amigos(as) e familiares.
Marta Almeida, ‘Martinha’, presente!
*Com informações do CNS/MS, do MNU e do Cada Minuto.