NotasNotícias

Nota de repúdio às declarações de Eduardo Bolsonaro (PL-SP)

Postagem atualizada em 13/07/2023 às 18h53

O Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica (SINASEFE) vem manifestar o seu repúdio às declarações do Deputado Federal Eduardo Bolsonaro (PL) que em discurso populista numa manifestação pró-armas de fogo, realizada em Brasília-DF, no último domingo (09/07), afirmou que “não tem diferença de um professor doutrinador para um traficante de drogas”.

O uso do termo “professor doutrinador” já demonstra um total despeito pelo trabalho realizado pelos educadores e educadoras do país. Um termo chulo cunhado pela extrema direita na tentativa de inibir e desqualificar o trabalho desses profissionais. Dessa forma, não podemos admitir, sob qualquer pretexto, uma comparação entre professores e traficantes.

Compreendemos que declarações como essa são ofensivas, despeitosas e insuflam a violência contra professores e professoras, mesmo sabendo que não passam de uma tentativa de autopromoção frente ao eleitorado reacionário e conservador bolsonarista. Enquanto entidade sindical, representando uma categoria profissional de professores e professoras EBTTs, não podemos nos omitir de tomar as devidas providencias legais contra quem nos ataca.

A assessoria jurídica do SINASEFE já foi acionada e está estudando as possíveis medidas a serem adotas. Nossa entidade sindical defende a imediata abertura de um processo disciplinar no Conselho de Ética da Câmara dos Deputados, a fim de apurar a quebra de decoro parlamentar.

Não podemos permitir que declarações como essa passem impunes, com risco de que novos ataques aos professores e professoras do país voltem a acontecer.

DIREÇÃO NACIONAL DO SINASEFE

Veja esta nota no timbre do sindicato nacional e/ou baixe aqui o documento: