NotasNotícias

Nota de Solidariedade Irrestrita ao deputado federal Glauber Braga (PSOL-RJ) e à deputada estadual Marina do MST (PT-RJ)

Postagem atualizada em 08/09/2023 às 0h23

O SINASEFE registra seu irrestrito apoio e ampla solidariedade ao deputado Glauber Braga (PSOL-RJ) e à deputada estadual Marina do MST (PT-RJ). Ambos enfrentam dura perseguição jurídica e política por sua atuação combativa e compromissada com os movimentos sociais.

Glauber, junto com outros parlamentares e organizações, fariam um ato político no dia 27/08, em Lumiar, distrito de Nova Friburgo-RJ, em solidariedade à deputada estadual Marina do MST após a parlamentar ter sido agredida e impedida de fazer uma plenária de seu mandato na localidade. A referida deputada estava em Lumiar para uma plenária do seu mandato (em 12/08), sobre questões envolvendo soberania alimentar, agroecologia e o combate aos agrotóxicos. No entanto, ela foi atacada por um grupo conservador, mobilizado pelas redes sociais, para impedir a atividade.

Diante do ocorrido, Glauber Braga, que é natural de Nova Friburgo-RJ, começou a organizar o ato político em solidariedade à Marina do MST e o ato político foi impedido pela Justiça de forma arbitrária. Após Glauber recorrer da decisão, direito que toda pessoa tem, ele teve suas contas bloqueadas (tanto de verba parlamentar quanto de uso pessoal) e foi a ele imposta uma multa de R$ 1 milhão.

Ou seja, o deputado foi censurado e proibido pelo juiz Sérgio Louzada, que assina essa ação antidemocrática. Importante ressaltar que, além da presença de outros parlamentares e lideranças de movimentos sociais, estavam previstas, no ato político, atividades artísticas e atrações como o cantor Leoni. Isso reforça a arbitrariedade da tomada de decisão.

Diante destes fatos, o SINASEFE reafirma irrestrita solidariedade e apoio à deputada Marina e ao deputado Glauber, além de exigir que as liberdades democráticas sejam respeitadas e que todas medidas absurdas e injustas sejam imediatamente revogadas pelas instâncias superiores do Poder Judiciário.

Basta de perseguição política!
Respeito às liberdades democráticas já!

Direção Nacional do SINASEFE

Baixe aqui a Nota de Solidariedade ao deputado Glauber Braga e à deputada Marina visível acima (arquivo em formato PDF).