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Participe do 1º Seminário Internacional Formação de Professores para a Educação Profissional Técnica e Tecnológica

Postagem atualizada em 25/08/2023 às 11h06

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), por intermédio do Instituto Multidisciplinar de Formação Humana com Tecnologias (IFHT) e do Programa Desenvolvimento e Educação – Theotonio dos Santos (ProDEd-TS), está promovendo o 1º Seminário Internacional Formação de Professores para a Educação Profissional Técnica e Tecnológica. O evento acontecerá nos dias 04, 05, 06 e 07 de dezembro de 2023, no Campus Maracanã da UERJ. O SINASEFE participará do seminário e convida suas(seus) sindicalizadas(os) a se inscreverem na atividade.

Público-alvo

Trata-se de um evento sobre a EPT e a formação de seus(suas) educadores(as), portanto, trabalhadores(as) não-docentes, gestores(as), estudantes, pesquisadores(as) etc. podem participar.

  • Professores(as)/Pesquisadores(as);
  • Estudantes da EPT e da licenciatura;
  • Estudantes de pós-graduação (especialização, mestrado ou doutorado);
  • Outros profissionais da Educação Básica;
  • Outros profissionais da Educação Profissional Técnica e Tecnológica.

Inscrições

As inscrições deverão ser realizadas, exclusivamente, pelo endereço www.cepuerj.uerj.br, onde será gerado boleto de pagamento (para residentes no Brasil/quem possui CPF) ou PayPal (para estrangeiros com uso de cartão de crédito internacional) que deverá ser quitado dentro do prazo – caso seja ultrapassado é necessário se reinscrever. As inscrições poderão ser realizadas com apresentação de trabalho ou como ouvinte.

É obrigatório que no mínimo um dos autores efetive o pagamento (apenas autores(as) inscritos(as) e
presentes receberão o certificado do evento) e, em seguida, envie o trabalho para for.prof.2023@gmail.com, mencionando o simpósio/ eixo escolhido. Confira preços, prazos e mais detalhes na circular divulgada pela organização do evento:

Temáticas

Serão realizados simpósios sobre a Educação Profissional Técnica e Tecnológica (EPT) com as seguintes temáticas:

  • História e memória da Educação Profissional
    Engloba contribuições que analisem criticamente ações do Estado e da Sociedade civil na formação, capacitação e qualificação de trabalhadores, indicando adequadamente os contextos produtivos e socioculturais. Abordagens de vertentes educacionais e pedagógicas em suas imbricações com a formação do trabalhador. Debate sobre legislação e/ou política implementada. Memória e cultura institucional, inclusive aspectos teórico-metodológicos de apreensão e registro de práticas das instituições formadoras.Apresentações de pesquisas em educação comparada.
  • Políticas Atuais de Educação Profissional
    Se ocupa dos contextos, justificativas, públicos-alvo, abrangência, entre outros, de ações empreendidas por instituições, redes e sistemas de ensino. Análise de políticas locais, regionais, nacionais e internacionais. Pesquisas sobre a características, influências e mediações de reformas e contrarreformas. Apresentações de pesquisas de tipo educação comparada. Análises de induções de currículos, abordagens pedagógicas, procedimentos didáticos, certificações, entre outros. Projetos e programas implementados por instituições para a consecução de seus objetivos e garantias de direitos, tais como políticas de ações afirmativas, inovações curriculares dentre outros. Considera dimensões curriculares e didático-pedagógicas.
  • Formação de professores e educadores para a Educação Profissional
    Registro de ações para a qualificação de educadores (professores, equipe pedagógica, gestores, supervisores de estágio, entre outros) atuais ou encerradas. Iniciativas para formação e capacitação de professores não-licenciados. Certificação de saberes docentes. Capacitações em serviço. Políticas públicas de qualificação de professores. Experiências como a Rede de Mestrado ProfEPT e similares. Análise de casos que objetivem a melhoria das condições didático-pedagógicas para o exercício da docência na EPT.

Programação

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