Postagem atualizada em 26/07/2021 às 12h36
Entre os dias 26/07 e 09/08 a Frente Nacional por um PNLD Democrático realizará um webinário (seminário virtual) para tratar do Objeto 2 do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD): obras por área do conhecimento em substituição às disciplinas básicas. Serão quatro encontros sempre realizados às 19h (26/07, 02/08, 06/08 e 09/08). O PNLD é o programa nacional para preparo e difusão de material didático, pedagógico e literário para as escolas públicas de educação básica, em todos seus segmentos: educação infantil, ensino fundamental e ensino médio.
Inscrições
As inscrições para o evento poderão ser feitas via Google Forms, no seguinte link: https://forms.gle/jWKunZ2heZXWNvH48. O evento será transmitido pelos canais da Frente no YouTube e no Facebook.
Reflexão pedagógica
“Em nossa compreensão, no entanto, o PNLD não se trata apenas da escolha do material didático e, desta forma, não pode ser uma consulta burocrática de preenchimento ao questionário digital, mas fruto de amplo debate e reflexão pedagógica” destaca a Frente.
“Consideramos que o chamado Objeto 2 – obras por área do conhecimento em substituição às disciplinas básicas – deve ser compreendido a partir da política estruturante em um contexto de desmonte da educação pública e democrática, orientando o preparo de materiais didáticos e do currículo escolar alinhados à BNCC e à Reforma do Ensino Médio, as quais combatemos” explica a organização do evento.
Programação completa
- MESA 1:
26 de julho (segunda-feira) às 19h
Disciplinas Escolares ou Itinerários Formativos? Desafios da Inter[disciplina]ridade no Objeto 02 do Novo PNLD
- MESA 2:
02 de agosto (segunda-feira) às 19h
Os impactos do trabalho docente a partir do Novo PNLD
- MESA 3:
06 de agosto (sexta-feira) às 19h
Presença ou ausência das relações étnico-raciais, de gênero e diversidade no Objeto 02 do Novo PNLD?
- MESA 4:
09 de agosto (segunda-feira) às 19h
Por que recusar o Objeto 2 do Novo PNLD? Textos e Pretextos
Defesa da educação Pública
Segundo a Frente, faz-se necessária a exigência de uma nova condução desse processo a partir do diálogo com as comunidades escolares e não mediante imposições que visam precarizar e
privatizar a educação pública. “Reivindicamos o conceito de criticidade transformadora da
sociedade e a urgência de se popularizar a defesa do ensino público, gratuito, laico, de
qualidade e socialmente referenciado” destacam.
Confira também a divulgação original do evento: