Notícias

Reunião do Espaço de Unidade de Ação ocorre nesta terça

Postagem atualizada em 30/01/2012 às 14h32

Fonte:CSP-Conlutas

Na próxima terça-feira (31) ocorre em Brasília, às 10h, na sede da Cobap (Confederação Brasileira de Aposentados e Pensionistas), a reunião do Fórum de Unidade de Ação. Esse grupo vem se reunindo desde novembro de 2010 e foi dele que partiu o chamado para a realização de diversas manifestações contra o governo e os patrões.

O objetivo desse espaço é dar continuidade às mobilizações e buscar fortalecer cada luta que se desenvolve em diversas categorias e regiões de nosso país, bem como seguir o esforço de propiciar a mais ampla unidade e ação comum entre as mesmas.

Uma das últimas ações convocadas por esse fórum foi a marcha a Brasília, que ocorreu no dia 24 de agosto, e reuniu mais de 20 mil pessoas num ato unitário com a presença de diversas entidades.

Neste encontro serão traçadas metas com o objetivo de construir a unidade de distintas organizações sindicais e populares para resistir às investidas dos patrões e dos governos contra os trabalhadores.

Entidades dos servidores federais, que participam do fórum, irão apresentar um quadro do andamento da campanha salarial, que terá seu lançamento em 15 de fevereiro com indicativo de greve para abril.

A campanha em curso, em defesa das aposentadorias, promovida por entidades que representam os aposentados, também será debatida na reunião.

A luta contra a criminalização dos movimentos sociais será tema de pauta com as diversas iniciativas por partes dos movimentos populares. A exemplo da campanha “ Contra os Crimes da Copa”  prevista para começar ainda nesse primeiro semestre. A violenta desocupação da comunidade do Pinheirinho também será discutida pelas entidades presentes, bem como  as ações de solidariedade que podem e estão sendo encaminhas.

O indicativo de greve dos  profissionais de Educação com data marcada para os  dias 13, 14 e 15 de março também entrará na pauta.

O objetivo é tentar unificar e apoiar todas as atividades providas pelas diversas categorias neste ano de 2012. Nessa reunião, um calendário de lutas será traçado com as principais exigências  feitas pelos segmentos participantes.

Participam desse fórum a CSP Conlutas, CONDSEF (Confederação Democrática dos Servidores Federais), CNESF (Coordenação Nacional das Entidades dos Servidores Federais), COBAP (Confederação Brasileira de Aposentados e Pensionistas), MST ( Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra), MTST ( Movimento dos Trabalhadores Sem Teto), UST (União Sindical dos Trabalhadores), Intersindical (os dois setores), CPERS, FENASPS, ASSIBGE, ANDES, Sindibel e Sind-REDE BH, SINASEFE, entre outros.