Notícias

SINASEFE defende direito de professores federais em votar na eleição da CPPD

Postagem atualizada em 10/10/2022 às 16h04

Mais de três mil docentes federais do Ex-Território de Rondônia que residem nas cidades do interior do estado ficarão de fora das eleições da Comissão Permanente de Pessoal Docente (CPPD), que ocorrerá nos dias 13 e 14 de outubro desse ano, pela razão de que apenas uma única urna estará disponível em Porto Velho-RO.

O SINASEFE, preocupado com a restrição de urnas em Rondônia, realizou uma reunião virtual com representantes do Ministério da Economia na última quinta-feira (06/10), na qual os diretores David Lobão (coordenador geral), Manoel Porto Junior (secretário-adjunto de políticas educacionais) e Flávia Takahashi (2ª suplente) expuseram a dificuldade com a eleição tendo apenas uma urna em todo o estado.

Nosso sindicato defendeu a disponibilização de pelo menos mais quatro urnas, a serem postas nas cidades de Guajará-Mirim-RO, Ji-Paraná-RO, Rolim de Moura-RO e Vilhena-RO, visando atender os professores das principais regionais do Estado.

Valéria Laia e Marco Aurélio Alves da Cruz, assessores técnicos do Departamento de Centralização de Serviços de Inativos, Pensionistas e Órgãos Extintos (Decipex) presentes na reunião, se comprometeram em estudar e analisar a solicitação do SINASEFE.

RSC

Assegurar a democratização da eleição da CPPD é de suma importância, pois a Comissão tem papel primordial no andamento dos processos de concessão do Reconhecimento de Saberes e Competências (RSC) aos docentes da Carreira do Magistério do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT).

Atuação da CPPD

A CPPD atua de forma independente, assessorando as Divisões de Pessoal nos ex-Territórios Federais do Amapá, Rondônia e Roraima e o Departamento de Centralização de Serviços de Inativos, Pensionistas e Órgãos Extintos.

* Matéria escrita com informações do Sinasefe IFRO