Notícias

SINASEFE é destaque em artigo científico

Postagem atualizada em 17/08/2019 às 20h59

Os pesquisadores Ronaldo Naziazeno (docente do IFBA) e Shilton Roque (TAE do IFRN) publicaram um artigo científico que aborda o papel do SINASEFE nas políticas de Educação Profissional e o documento “Rede Federal de Educação Tecnológica: onde estamos e o que queremos”.

O artigo recupera e atualiza os debates do 9º Seminário Nacional de Educação (SNE), realizado em 2015, que produziram uma proposta de resolução que foi aprovada na 132ª PLENA do SINASEFE, gerando o catálogo “Rede Federal de Educação Básica, Profissional e Tecnológica: onde estamos e o que queremos?”.

Resumo do artigo

O texto tem como objetivo analisar as contribuições do SINASEFE às discussões sobre Educação Profissional e o seu papel nas movimentações políticas nesse campo, num cenário de mudanças políticas, de governos e de nova institucionalidade da Rede Federal.

A análise se deu historicizando os movimentos das políticas de Educação Profissional no Brasil no último circuito histórico e apresentando as propostas do SINASEFE a esse campo, comparando as recentes resoluções do sindicato – constantes no documento “Rede Federal de Educação Básica, Profissional e Tecnológica: onde estamos e o que queremos?” – às diretrizes expostas no artigo “As Políticas de Educação Tecnológica para o Brasil no Século XXI – Reflexões e Considerações do SINASEFE”, compreendendo a diferença de tempo histórico e alcance das proposições entre estes e se propondo a atualizar o registro acadêmico das proposições dos trabalhadores da Educação Profissional.

Download do artigo

O artigo de Ronaldo Naziazeno e Shilton Roque foi publicado pela Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica.

Faça o download direto do documento clicando aqui – formato PDF, 20 páginas.

Sobre os autores

Shilton Roque dos Santos é mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional do IFRN. Possui graduação em Direito pela UFRN, especialista em Direito Administrativo. Advogado inscrito na OAB-RN, registro 10269. Atualmente é assistente em administração do IFRN e pesquisador em Educação Profissional e Avaliação de Políticas Públicas.

Compôs a Direção Nacional (DN) do SINASEFE por duas vezes: na gestão 2012-2014 foi secretário da Pasta Jurídica e coordenador geral; na gestão 2014-2016 foi coordenador da Pasta de Pessoal e suplente da DN.

Ronaldo Nascimento Naziazeno é doutorando na Escola Politécnica da UFBA, no Programa de Engenharia Industrial, onde desenvolve um sensor de oxigênio em meios fluidos. Possui graduação em Física pela UFBA e mestrado em Engenharia Mecânica pela UFRN. Atualmente é professor do IFBA. Tem experiência na área de Física, com ênfase em aplicações tecnológicas.

Compôs a Direção Nacional (DN) do SINASEFE por duas vezes: na gestão 2014-2016 foi secretário-adjunto da Pasta de Políticas Educacionais; na gestão 2016-2018 foi secretário da Pasta de Políticas Educacionais.

Conteúdo relacionado