Notícias

SINASEFE participa de atividades do 8M

Postagem atualizada em 10/03/2023 às 12h31

Reafirmando sua postura combativa e feminista, sindicalizadas e sindicalizados do SINASEFE estiveram nas ruas de diversas cidades nesta quarta-feira (08/03), somando-se com centenas de lutadoras neste 8M. A celebração do Dia Internacional da Mulher foi marcada por atividades políticas, culturais e de confraternização que envolveram dezenas de seções sindicais e também a Direção Nacional da entidade.

8M pelo Brasil

As mulheres de todo país se organizaram coletivamente e realizaram atos de rua de norte a sul do país. A denúncia da violência machista e a defesa dos direitos das mulheres estiveram em pauta. As seções sindicais do SINASEFE realizaram diversas atividades, além dos atos públicos de rua. Distribuição de livros, reuniões, confraternizações e atividades culturais e panfletagens reuniram sindicalizadas em vários locais. Confira algumas imagens divulgadas pelas seções:

Sintietfal

Sinasefe Natal

Sinasefe IFBA

Sinasefe Sergipe

Sindscope

Sinasefe IFFluminense

Sintifrj

Sinasefe Ifes

Sinasefe IFMG

Sinasefe IFSC

Sinasefe IFSul

Atividades em Brasília

As plantonistas da Direção Nacional do SINASEFE participaram de duas atividades relativas ao Dia Internacional da Mulher (8M) na capital federal. Andrea Moraes (secretária-adjunta de formação sindical), Lucrécia Iacovino (coordenadora e pessoal) e Maíra Martins (secretária de políticas para mulheres) representaram o sindicato em cerimônia realizada no Palácio do Planalto, durante a manhã, e na Marcha das Mulheres Unificadas do DF e entorno, no final da tarde de quarta-feira (08/03).

Na Cerimônia do Palácio do Planalto, o sindicato reforçou a cobrança do reajuste emergencial e da negociação. Ao final da atividade, conversou com a ministra do Planejamento, Simone Tebet. Veja o vídeo:

Ações do governo

O presidente Lula, junto da ministra das Mulheres Cida Gonçalves, lançou diversas medidas voltadas às mulheres enfrentamento à violência, igualdade salarial, distribuição gratuita de absorventes e retomada de obras de 1.189 creches estão entre as ações apresentadas no evento. Em seu discurso, a ministra Cida destacou a atuação transversal da pasta. “O que vocês veem aqui hoje é um enorme esforço coletivo para que políticas robustas sejam implementadas no sentido de enfrentar a violência contra as mulheres, promover a igualdade de gênero, a autonomia econômica, a saúde integral das mulheres e sua permanência, com os direitos garantidos, em todos os espaços”, ressaltou a ministra. Dentre as medidas, está a ratificação da Convenção 190 da Organização Internacional do Trabalho (OIT) para eliminação da violência e assédio no mundo do trabalho, que amplia os conceitos de assédio sexual e moral no trabalho. Confira aqui a lista completa das ações.

*Com informações do Ministério das Mulheres.
**Postagem atualizada em 10/03, às 12h23.

Conteúdo relacionado