Greve 2022Notícias

SINASEFE participa de ato contra assédio sexual na Caixa

Postagem atualizada em 03/07/2022 às 19h11

Ato simbólico contra o assedio em frente à sede da Caixa, em Brasília. Créditos: Scarlett Rocha/SINASEFE

O SINASEFE participou no início da tarde desta quarta-feira (29/06) de um ato em frente à sede da Caixa Econômica Federal, em Brasília-DF, em solidariedade às funcionárias do órgão que denunciaram o assédio sexual cometido por Pedro Guimarães, ex-presidente da Caixa.

O portal Metrópoles divulgou, com exclusividade, na tarde da terça-feira (28/06), que os casos estão sendo investigados, sob sigilo, pelo Ministério Público Federal (MPF). A reportagem apresenta o relato de cinco mulheres que denunciam toques e convites inapropriados. Dentre as denúncias de assédio, Guimarães também é acusado de verbalizações agressivas. Em relatos apurados pelo veículo, uma das vítimas descreveu a abordagem de Pedro da seguinte forma:

Ele me falou:

‘vou te rasgar. vai sangrar’

Após grande repercussão das denúncias, Pedro Guimarães apresentou uma carta de demissão na fim da tarde desta quarta-feira (29/06), mas as denúncias serão investigadas também na esfera judicial, já que o MPF anunciou que irá apurar as denúncias.

O SINASEFE repudia as repugnantes investidas inapropriadas sobre as funcionárias da Caixa Econômica Federal e se solidariza com elas.

Basta de assédio sexual no trabalho! As mulheres querem trabalhar em paz!

Falas do SINASEFE durante o ato

Imagens do ato