Greve 2022Notícias

7 de julho: Dia Nacional de Paralisação e Luta Contra os Cortes

Postagem atualizada em 07/07/2022 às 16h43

No dia 7 de julho, quinta-feira, o SINASEFE realizará, com todas as suas seções sindicais, o Dia Nacional de Mobilização, Paralisação e Luta contra os cortes de verbas da Educação Federal. Esta data foi deliberada na 175ª Plenária Nacional, com o objetivo de impulsionar a luta nos locais de trabalho.

O Dia Nacional de 07/07 será desenvolvido em cada base, com as seções sindicais promovendo, dentro da capacidade de mobilização de cada uma, paralisações, atos, manifestações, fechamentos de campi, entre outras ações, com a finalidade de denunciar (des)governo Bolsonaro pelos cortes orçamentários contra a Educação Pública.

Os cortes, anunciados em 27/05 (na casa dos 14,5%), foram consolidados nessa última semana (em 7,2%), com os recursos sendo retirados das Universidades, Institutos Federais e Cefets, para beneficiar o agronegócio, e transferidos para o Programa de Garantia da Atividade Agropecuária (Proagro), conforme a portaria nº 5.649/2022 do Ministério da Economia, publicada em 23 de junho no Diário Oficial da União (DOU).

Com esse remanejamento, segundo levantamentos feitos pela Andifes e pelo Conif, as Instituições Federais de Ensino (IFEs) perderam, juntas, R$ 619 milhões do orçamento discriminado só no mês de junho.

O SINASEFE tem denunciado esses cortes, que põem em risco o funcionamento dos Institutos Federais para esse ano. Nossas denúncias têm sido feitas, inclusive, na greve atual do sindicato, inserindo como pauta a recomposição dos orçamentos.

Vamos à luta!

No dia 7 de julho, estaremos em Brasília-DF, na Jornada de Luta pela recomposição dos orçamentos, reposição salarial, negociação coletiva e contra as privatizações, convocada pelo Fonasefe justamente para o período de 04/07 a 07/07.

Mas também convocamos cada base, que não possa estar nessa Jornada na capital federal, a construir localmente o Dia Nacional de Mobilização, Paralisação e Luta contra os cortes de verbas da Educação Federal. Vamos à luta!

Assuntos Relacionados