Postagem atualizada em 05/06/2023 às 16h23
O SINASEFE divulga, nesta sexta-feira (02/06), nota de repúdio às recorrentes manifestações machistas e misóginas do deputado estadual Gilberto Cattani (PL-MT). Para o sindicato nacional, as condições éticas do deputado para presidir a Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa de Mato Grosso e para continuar um mandato são contestáveis.
Nota de repúdio às manifestações machistas do deputado Gilberto Cattani (PL-MT)
O SINASEFE, orientado por seus objetivos, princípios, compromissos e prerrogativas, reprova e repudia as manifestações do deputado Gilberto Cattani (PL-MT) contrárias ao direito das mulheres, aos Direitos Humanos e, por fim, à própria ideia de humanidade.
O deputado estadual Gilberto Cattani (PL-MT), que ocupa a presidência da Comissão de Direitos Humanos, Defesa dos Direitos da Mulher, Cidadania, Amparo à Criança, ao Adolescente e ao Idoso da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, em seu afã de se promover, desferiu, em um vídeo que circulou em suas redes sociais e grupo de apoiadores, numa ação criminosa, uma série de ataques e preconceitos contra a dignidade das mulheres, em total descumprimento aos Direitos Humanos, das mulheres, à democracia e à humanidade.
A história se repete: no dia 15/05, na instalação da Frente Parlamentar de Combate ao Aborto – “Pró-Vida”, o debochado deputado estadual, se manifesta nos seguintes termos: “A partir do segundo que a minha vaca foi fecundada pelo sêmen do touro eu tenho um bezerro a mais na minha fazenda. Vou esperar só nove meses a mais e ele vai nascer e assim por diante. Conosco, com o ser humano, é a mesma coisa”.
Desconsiderando o inconcebível paralelismo entre vacas e mulheres, a frase do inculto deputado ignora o que seja um bezerro em potencial e um bezerro após seu nascimento. Mas para muito além disso, o imperito deputado desconhece como se dá a constituição de bezerros e humanos. Um ser humano se humaniza na medida em que vai experimentando as relações sociais, sendo, em certo grau, modelado por elas.
Insatisfeito com a insensatez anterior, no dia 29/05, o xucro presidente da Comissão de Direitos Humanos da ALMT faz circular um vídeo em que se desculpa com as vacas porque, segundo ele, a mídia desvirtuou sua mensagem: ele não fez tal comparação, não cometeu o erro de desestimar as vacas comparando-as com feministas.
Resta evidenciar ao nada ilustre deputado, que afirma que a mídia “denegriu” [sic] – eis aí outra afirmação problemática do nada estimado parlamentar – que as mulheres, diferente das vacas, são seres dotados de desejos, vontade, razão, entendimento e, que não se esqueça, de direitos. A questão da maternidade – socialmente sacralizada – vai muito além da reprodução que, parece, ser a única finalidade das vacas do deputado, pensamento utilitário que, inclusive, confronta diametralmente a ideia de valorização da vida.
Invocando nossa legitimidade como instituição comprometida com a defesa da classe trabalhadora e da democracia plena, contestamos as condições éticas do Gilberto Cattani (PL-MT) para presidir a Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa de Mato Grosso e para continuar um mandato como representante do povo mato-grossense e repudiamos as violações perpetradas em suas manifestações.
Machistas, fascistas e misóginos não passarão!
Direção Nacional do SINASEFE
Visualize abaixo a nota de repúdio no timbre o SINASEFE e baixe aqui o documento:
Leia também
- Exigimos o afastamento imediato do Deputado Estadual GILBERTO CATTANI (PL) da presidência da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher!! (Petição Pública)
- Vereadores querem ‘anular’ título de cidadão cuiabano dado a Cattani (Gazeta Digital)
- OAB denuncia Cattani por falas machistas e cobra punição (PNB Online)
- OAB pede afastamento de Cattani por comparar mulheres com vacas (Mídia Jur)