NotasNotícias

Sindicato repudia LGBTfobia contra comunidade do IF Fluminense

Postagem atualizada em 28/07/2023 às 8h55

Nesta terça-feira (25/07) o SINASEFE divulgou nota repudiando vídeo gravado nas dependências do Campus Maricá do Instituto Federal Fluminense e publicado nas redes sociais pelo Vereador Ricardinho Netuno (PR-RJ), que ‘denuncia’ a instituição por aplicar a Resolução nº 12/2015 MDH (que assegura o uso do banheiro por pessoas trans). “Não podemos permitir que ataques como esse passem impunes com risco de que novos ataques à servidores(as) e estudantes da comunidade LGBTQIA+ de nossos Institutos Federais voltem a acontecer. Atitudes LGBTfóbicas não serão permitidas em nossas instituições” destaca a DN do SINASEFE. Leia na íntegra:

NOTA DE REPÚDIO – VÍDEO LGBTFÓBICO GRAVADO NO CAMPUS MARICÁ (IFF)

O SINASEFE vem a público repudiar o vídeo, gravado nas dependências do Campus Maricá do Instituto Federal Fluminense sem autorização. O conteúdo foi publicado nas redes sociais pelo Vereador Ricardinho Netuno (PR-RJ), que ‘denuncia’ o IF por aplicar a Resolução nº 12/2015 MDH (que assegura o uso do banheiro por pessoas trans), como se tal conduta fosse crime, fazendo ilações, sem provas, de que estudantes cristãos e conservadores estariam sendo constrangidos e ameaçados.

De fato, conforme exposto pelo Núcleo de Gênero e Diversidade (Nugedis) do Campus Maricá, atitudes homofóbicas e transfóbicas foram observadas, não apenas nas dependências do Campus, como também em redes sociais, constrangendo e expondo ao crime de LGBTfobia (Lei nº 7.716/1989) servidores e estudantes da comunidade LGBTQIA+ do Campus.

Considerando as questões apresentadas, o SINASEFE se irmana à Seção Sinasefe IF Fluminense, no repúdio ao vereador que tenta se promover atacando servidores e estudantes com atitudes LGBTfóbicas. Ao mesmo tempo, manifestamos publicamente nosso apoio ao Nugedis, aos servidores e estudantes do Campus Maricá, em tempo cobramos que sejam tomadas as devidas providências legais por parte da gestão do Campus Maricá e da reitoria do Instituto Federal Fluminense contra esse ataque à comunidade do Campus Maricá.

Não podemos permitir que ataques como esse passem impunes com risco de que novos ataques à servidores e estudantes da comunidade LGBTQIA+ de nossos Institutos Federais voltem a acontecer. Atitudes LGBTfóbicas não serão permitidas em nossas instituições.

Direção Nacional do SINASEFE

Baixe aqui a nota no timbre no sindicato.

Leia também

Moção/nota de repúdio da Seção IFFluminense (postagem no Instagram)