NotasNotícias

Solidariedade à Adere-MG e ao seu membro Jorge Ferreira dos Santos

Postagem atualizada em 08/12/2023 às 18h28

O Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica (SINASEFE) expressa sua solidariedade à Articulação dos Empregados Rurais do Estado de Minas Gerais (Adere-MG) e ao seu membro, Jorge Ferreira dos Santos.

Ambos têm sido alvo de uma campanha difamatória promovida por setores ligados às grandes fazendas de café do sul de Minas Gerais, incluindo representantes do Legislativo.

Essa campanha difamatória teve início após a participação de Jorge no evento “Luta Antirracista: Qual a sua contribuição?”, realizado no campus avançado de Carmo de Minas-MG do IF Sul de Minas, no último dia 20 de novembro, em comemoração ao Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra.

Durante o evento, Jorge apresentou dados e reflexões sobre a persistência do trabalho escravo no sul de Minas Gerais.

A Adere-MG é reconhecida internacionalmente por sua luta contra o trabalho análogo à escravidão na região. A organização já participou de uma live sobre o assunto, promovida em setembro de 2020 pelo Laboratório de Imagem e Som do Departamento de Ciências Sociais da UFSJ.

Neste sentido, o SINASEFE manifesta seu apoio à Adere-MG e a Jorge Ferreira dos Santos, repudiando veementemente qualquer tentativa de difamação e cerceamento às atividades de denúncia e conscientização sobre a persistência do trabalho escravo.

A liberdade de expressão e o combate às violações dos direitos humanos devem ser garantidos e protegidos em nossa sociedade. E a luta sindical deve caminhar junto a luta antirracista!

Brasília-DF, 7 de dezembro de 2023
SINASEFE