NotasNotícias

Solidariedade: apoio à greve dos professores da UESPI

Postagem atualizada em 08/01/2024 às 17h16

2024 começou com luta para os professores da Universidade Estadual do Piauí (UESPI). Na última terça-feira (02/01), a categoria deflagrou greve por tempo indeterminado, tendo como pautas centrais:

  • a recomposição de perdas salariais, que já ultrapassam 68%;
  • a luta contra o Projeto de Lei Complementar (PLC) 09/2023, que o governador Rafael Fonteles (PT) encaminhou à Assembleia Legislativa do Piauí no final do ano passado – o PLC aumenta a carga horária obrigatória dos docentes em sala de aula.

Em 26 de dezembro de 2024, o Governo Estadual tentou criminalizar o movimento e conseguiu uma Decisão Judicial contra a greve.

Mas, ainda assim, a categoria se manteve aguerrida e mobilizada; encampou o movimento; e deflagrou o movimento paredista.

O SINASEFE reconhece a justeza da luta dos docentes da UESPI e manifesta seu apoio ao movimento. Recomposição salarial e manutenção de uma carga horária de trabalho justa são pautas também do nosso sindicato: assim como os professores do Estado do Piauí, os servidores (docentes e técnicos) da Rede Federal de Educação também sofrem esse mesmo tipo de ataque.

É inaceitável que o governador Rafael Fonteles adote essa postura arbitrária e antissindical do querer criminalizar a luta dos docentes, recorrendo ao Poder Judiciário antes mesmo da greve ser deflagrada.

Por tudo isso, aos grevistas lutadores da UESPI, o nosso apoio, reconhecimento e solidariedade. Só a luta muda a vida!

Leia também