JurídicoNotícias

Trabalho remoto para servidores(as) do grupo de risco: seções sindicais poderão ingressar na justiça localmente

Postagem atualizada em 25/07/2022 às 14h42

A Assessoria Jurídica Nacional do SINASEFE (AJN) divulgou na última sexta-feira (22/07) uma minuta de petição inicial para requerimento de trabalho remoto judicialmente. O documento visa assegurar os direitos de servidoras e servidores que fazem parte do grupo de risco.

Mesmo diante de normativas que buscam cercear direitos, servidores(as) integrantes dos grupos de risco têm a possibilidade de permanência em trabalho remoto. Nesse sentido, a AJN elaborou uma minuta de petição inicial para as seções sindicais ingressarem judicialmente pelo teletrabalho. A petição deverá ser ajustada e adaptada pelas seções. Os jurídicos das seções deverão ainda fundamentar as condições locais sobre os índices de COVID-19. 

Download

Baixe aqui a minuta de petição (formato .doc – 20 páginas)

Liminares relacionadas

A AJN também divulgou três decisões judiciais favoráveis, concedendo liminar/tutela de urgência em situação semelhante.

Confira aqui a liminar concedida em processo do Sindfisco Nacional. A Associação de Professores de Ensino Superior de Juiz de Fora (APESJF) também obteve liminar, baixe aqui. Veja também a liminar de processo do Sindicato Nacional dos Técnicos de Nível Superior das Instituições Federais de Ensino Superior (Atens).