Combate às opressõesNotícias

10 de outubro: Dia Nacional de Luta Contra a Violência à Mulher

Postagem atualizada em 10/10/2023 às 17h58

Celebramos nesta terça-feira (10/10) o Dia Nacional de Luta Contra a Violência à Mulher. A data visa reforçar o calendário das lutas femininas e feministas no Brasil e também marcar o compromisso da sociedade com ações de combate à violência de gênero; estimulando a reflexão sobre o tema e incentivando as vítimas a buscarem apoio e orientação profissional.

A escolha da data se deu para lembrar um protesto realizado por mulheres em 10 de outubro de 1980 contra o aumento dos crimes de gênero.

O boletim “Elas vivem: dados que não se calam”, da Rede de Observatórios da Segurança, registrou em 2022 que, no Brasil, um terço das mulheres já sofreu violência física ou sexual pelo menos uma vez na vida. Quando incluídas as violências psicológicas, este número sobe para 43%. O estudo, realizado através de fatos publicados pela imprensa, também apontou que 45% das mulheres agredidas não pediram ajuda de nenhum tipo, 38% afirmaram acreditar que conseguiriam resolver o problema sozinhas e 21,3% declararam que não denunciaram por não confiarem na polícia.

Para o SINASEFE, esta epidemia de violência contra as mulheres é uma situação de ampla escala e que precisa ser combatida não apenas pelas vítimas, mas por todas as pessoas. É uma violência contra a dignidade humana, contra a integridade física e contra a vida das mulheres, que precisamos combater todos os dias.

* Matéria escrita com informações do TSE e da ALE-SE