Greve 2024EventosNotícias

188ª PLENA confirma deflagração de greve nacional para 3 de abril

Postagem atualizada em 03/04/2024 às 12h18

Agora é greve! A 188ª PLENA do SINASEFE aprovou por ampla maioria a deflagração da greve nacional do SINASEFE para 3 de abril. A greve será por tempo indeterminado.

Foram 65 votos a favor do movimento paredista e apenas dois contrários, com quatro abstenções.

O SINASEFE já comunicou nesta quinta-feira (28/03), por ofícios, o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI); o Ministério da Educação (MEC); o Ministério da Defesa (MD); e o Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) sobre a paralisação nacional da categoria.

Também foi enviado, por e-mail, o modelo de ofício para que as seções sindicais comuniquem às reitorias a paralisação por tempo indeterminado.

O Comando Nacional de Greve (CNG) será instalado, em Brasília-DF, a partir de 8 de abril de 2024.

Desde já, o SINASEFE orienta que as seções sindicais (em greve ou não) participem das atividades de luta/mobilização dos servidores federais que ocorrerão no período de 1º a 19 de abril.

E também, por deliberação da 188ª PLENA, está orientado que as seções discutam uma contribuição extra para fortalecimento do fundo de greve do sindicato.

A 188ª PLENA foi realizada virtualmente pelo Zoom (plataforma licenciada pelo sindicato), na noite de ontem (27/03), contando com a participação de 180 sindicalizados (86 delegados e 94 observadores) de 57 seções sindicais.

Pauta da greve

  • Reestruturação das carreiras de técnico-administrativos (PCCTAE) e docentes (EBTT);
  • Recomposição salarial;
  • Revogação de todas as normas que prejudicam a educação federal aprovadas nos governos Temer (2016-2018) e Bolsonaro (2019-2022);
  • Recomposição do orçamento e reajuste imediato dos auxílios e bolsas dos estudantes.

Encaminhamentos

Baixe aqui os encaminhamentos da 188ª PLENA visíveis logo acima (arquivo PDF).

Imagens

Veja as capturas de tela da 188ª PLENA disponíveis em nossa galeria:

Conteúdo relacionado