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1º Seminário Internacional sobre Formação de Professores para a Educação Profissional, Técnica e Tecnológica terá participação do SINASEFE

Postagem atualizada em 23/10/2023 às 17h41

Entre os dias 4 e 7 de dezembro de 2023, no Rio de Janeiro-RJ (campus Maracanã da UERJ), será realizado o 1º Seminário Internacional sobre Formação de Professores para a Educação Profissional, Técnica e Tecnológica.

O evento é organizado pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), por intermédio do Instituto Multidisciplinar de Formação Humana com Tecnologias (IFHT) e do Programa Desenvolvimento e Educação – Theotonio dos Santos (ProDEd-TS).

Confira abaixo o folder oficial do evento:

O SINASEFE participará do Seminário como apoiador e coorganizador e, desde já, convida seus sindicalizados a se inscreverem (veja abaixo como fazer isso).

Público-alvo

O Seminário será um espaço plural de debates sobre a Educação Profissional, Técnica e Tecnológica, com ênfase sobre a formação de seus educadores, portanto, trabalhadores não-docentes, gestores, estudantes, pesquisadores etc também podem participar.

O público-alvo será:

  • professores/pesquisadores;
  • estudantes da Educação Profissional, Técnica e Tecnológica e da licenciatura;
  • estudantes de pós-graduação (especialização, mestrado ou doutorado);
  • outros profissionais da Educação Básica;
  • outros profissionais da Educação Profissional, Técnica e Tecnológica.

Inscrições

As inscrições deverão ser realizadas, exclusivamente, pelo endereço www.cepuerj.uerj.br, onde será gerado boleto de pagamento (para residentes no Brasil/quem possui CPF) ou PayPal (para estrangeiros com uso de cartão de crédito internacional), que deverá ser quitado dentro do prazo – caso seja ultrapassado é necessário se reinscrever. As inscrições poderão ser realizadas com apresentação de trabalho ou como ouvinte.

É obrigatório que, no mínimo, um dos autores efetive o pagamento (apenas autores inscritos e
presentes receberão o certificado do evento) e, em seguida, envie o trabalho para for.prof.2023@gmail.com, mencionando o simpósio/eixo escolhido.

Confira valores, prazos e mais detalhes na circular divulgada pela organização do evento:

Temáticas

Serão realizados simpósios sobre a Educação Profissional, Técnica e Tecnológica com as seguintes temáticas:

  • História e memória da Educação Profissional
    Engloba contribuições que analisem criticamente ações do Estado e da sociedade civil na formação, capacitação e qualificação de trabalhadores, indicando adequadamente os contextos produtivos e socioculturais. Abordagens de vertentes educacionais e pedagógicas em suas imbricações com a formação do trabalhador. Debate sobre legislação e/ou política implementada. Memória e cultura institucional, inclusive aspectos teórico-metodológicos de apreensão e registro de práticas das instituições formadoras. Apresentações de pesquisas em educação comparada.
  • Políticas atuais de Educação Profissional
    Se ocupa dos contextos, justificativas, públicos-alvo, abrangência, entre outros, de ações empreendidas por Instituições, Redes e Sistemas de Ensino. Análise de políticas locais, regionais, nacionais e internacionais. Pesquisas sobre a características, influências e mediações de reformas e contrarreformas. Apresentações de pesquisas de tipo educação comparada. Análises de induções de currículos, abordagens pedagógicas, procedimentos didáticos, certificações, entre outros. Projetos e programas implementados por Instituições para a consecução de seus objetivos e garantias de direitos, tais como políticas de ações afirmativas, inovações curriculares, dentre outros. Considera dimensões curriculares e didático-pedagógicas.
  • Formação de professores e educadores para a Educação Profissional
    Registro de ações para a qualificação de educadores (professores, equipe pedagógica, gestores, supervisores de estágio, entre outros) atuais ou encerradas. Iniciativas para formação e capacitação de professores não-licenciados. Certificação de saberes docentes. Capacitações em serviço. Políticas públicas de qualificação de professores. Experiências como a Rede de Mestrado ProfEPT e similares. Análise de casos que objetivem a melhoria das condições didático-pedagógicas para o exercício da docência na Educação Profissional, Técnica e Tecnológica.

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