Combate às opressõesNotícias

25/07: Somos todas Terezas de Benguela!

Postagem atualizada em 25/07/2022 às 17h31

Hoje, dia 25 de julho, celebramos o Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha, data que teve origem durante o 1º Encontro de Mulheres Negras Latinas e Caribenhas, em Santo Domingo, na República Dominicana, no ano de 1992.

Essa data se consolidou como símbolo da luta unificada das mulheres negras pelo resgate histórico e da resistência dessas mulheres contra o racismo, contra o machismo e contra todas as formas de opressão.

O 25 de julho marca também, no Brasil, o Dia Nacional de Tereza de Benguela e da Mulher Negra, instituído pela lei n° 12987/2014. Tereza de Benguela foi líder do Quilombo Quariterê, que existiu no Mato Grosso durante o século XVIII (1750-1777).

Estrategista, Tereza comandou a resistência à escravidão e instituiu uma das primeiras experiências de estrutura de governo democrático no País.

O SINASEFE, às vésperas do seu 3º Encontro Nacional de Mulheres, saúda as lutas das mulheres pretas por dignidade, visibilidade e direitos, colocando-se ao lado delas nessas resistências diárias ao machismo, à misoginia e ao racismo estrutural. Estamos juntas!

Homenagens anteriores