Combate às opressõesNotícias

28 de junho: Dia Internacional do Orgulho LGBT

Postagem atualizada em 28/06/2021 às 19h59

Hoje, dia 28 de junho, celebramos o Dia Internacional do Orgulho LGBT, data que tem como principal objetivo conscientizar a população sobre a importância do combate à LGBTfobia para a construção de uma sociedade livre de preconceitos e igualitária, independente do gênero e da orientação sexual de cada indivíduo.

O Dia Internacional do Orgulho LGBT também lembra que todos devem se orgulhar das suas sexualidades, das suas identidades de gênero e que ninguém deve sentir vergonha da sua orientação sexual: não importa se uma pessoa é heterossexual, homossexual, bissexual, transgênero, travesti, intersexo etc – o importante é ser respeitada como um ser humano e ter todos os seus direitos garantidos.

O SINASEFE NACIONAL homenageia a comunidade LGBT – em especial, os educadores LGBTs! – pela passagem desta data e se coloca lado a lado da mesma na luta por uma sociedade sem opressão, sem preconceito e sem discriminação.

Origem da data

O Dia Internacional do Orgulho LGBT (criado originalmente como Dia Internacional do Orgulho Gay) é celebrado em 28 de junho em homenagem a um dos episódios mais marcantes da luta da comunidade LGBT pelos seus direitos: a Revolta de Stonewall. Em 1969, esta data marcou a revolta da comunidade contra uma série de invasões da polícia de Nova York aos bares que eram frequentados por LGBTs – que eram presas e sofriam represálias por parte das autoridades.

A partir deste acontecimento, Marsha P. Johnson e Sylvia Rivera encabeçaram e iniciaram uma série de manifestações LGBTs contra a repressão e a violência policial que a comunidade sofria. Essas manifestações aconteceram por várias cidades dos Estados Unidos e do resto do mundo.

A 1ª Parada do Orgulho Gay foi organizada no ano seguinte (1970), para lembrar e fortalecer o movimento de luta contra o preconceito.

A Revolta de Stonewall é tida como o “marco zero” do movimento de igualdade civil das LGBTs no século XX e é importante lembrarmos das revolucionárias que estiveram na linha de frente das mobilizações. Hoje é uma data para dizer chega de violência contra os corpos LGBTs!

Homenagens anteriores