ENNIQEventosNotícias

2º ENNIQ: Mesa identidades e territorialidades – palestrantes e perfis

Postagem atualizada em 21/03/2023 às 19h10

O 2º Encontro de Negras, Negros, Indígenas e Quilombolas (ENNIQ) será realizado de 22 a 26 de março de 2023, no Hotel Maceió Atlantic Suites, em Maceió-AL, tendo como seção anfitriã o Sintietfal.

O tema do evento será “Malungas, Malungos e Parentes na terra de Palmares! Nossa luta, nosso sindicato!”.

programação do 2º ENNIQ contará com seis conferências temáticas, oficinas, atividade cultural, um dia de viagem (visita ao Parque Memorial do Quilombo dos Palmares ou à Aldeia Mata da Cafurna) além de debates em quatro grupos de trabalho.

No dia 23 de março, das 9 às 12 horas, teremos a Mesa “Aquilombar-se e aldear-se é preciso: em defesa das identidades e territorialidades no Brasil”.

Conheça os(as) quatro palestrantes desta mesa

Camila Dornelles (Makota Oromesi)

Mulher negra, Makota de Nkisi (Nzo Caxuté), é doutora em História e professora do Ifal. Desenvolve pesquisas na área de História do Pós-Abolição no Brasil e é membro dos grupos historiadores negros.

Elionice Conceição Sacramento

Pescadora Quilombola da Raça de Filomena, da Articulação das Mulheres Pescadoras. Mestra em Sustentabilidade Junto a Povos e Territórios Tradicionais e Doutoranda em Antropologia e Antropologia Social.

Givanildo Manoel (Giva)

Indígena Funiô, pensador, ativista e educador popular indígena. Um dos fundadores do Tribunal Popular da Terra. Foi coordenador da 1ª Conferência Livre Popular de Indígenas em Contexto Urbano.

Leonardo Péricles

Presidente Nacional da Unidade Popular (UP); candidato à Presidência da República nas eleições de 2022; morador de periferia e da Ocupação Eliana Silva, em Belo Horizonte-MG; e integrante do Movimento de Luta nos Bairros, Vilas e Favelas (MLB).

Mais informações

Clique aqui e confira a programação completa do 2º ENNIQ.

Histórico

O ENNIQ é um encontro recente do sindicato, tendo sua primeira edição realizada de forma online, em 03/10/2020, por iniciativa da Coordenação de Combate às Opressões. Relembre aqui como foi a 1ª edição do Encontro, que à época se chamava Encontro de Negras, Negros e Indígenas (ENNI).

Conteúdo relacionado