Reforma AdministrativaEventosNotíciasPolítica

4ª Jornada de Lutas em Brasília-DF: confira o resumo!

Postagem atualizada em 14/10/2021 às 19h16

Nesta semana o SINASEFE NACIONAL e diversas seções sindicais realizaram, de 5 a 7 de outubro, a 4ª Jornada de Lutas em Brasília-DF, que teve como pautas o enfrentamento à Reforma Administrativa (PEC 32/2020) e ao governo genocida de Jair Bolsonaro.

Terça-feira (05/10)

Na terça-feira, primeiro dia da Jornada, tivemos pela manhã a tradicional “recepção” aos parlamentares no Aeroporto Internacional Juscelino Kubitschek. Confira as fotos:

Ainda pela manhã, tivemos a Marcha dos Movimentos Populares, que realizou um protesto simbólico na Esplanada dos Ministérios contra as 600 mil mortes por COVID-19 no país. Confira as fotos:

Pela tarde tivemos uma manifestação, que se iniciou na Esplanada dos Ministérios (Espaço do Servidor) e terminou no Anexo II da Câmara Federal. Confira as fotos:

Quarta-feira (06/10)

Na quarta-feira, segundo dia da Jornada, tivemos pela manhã um ato, que se iniciou na Esplanada dos Ministérios (Espaço do Servidor) e terminou na Praça dos Três Poderes. Confira as fotos:

Pela tarde tivemos uma manifestação contra a Portaria 983/2020 no Ministério da Educação (MEC). O ato também denunciou a tentativa de intimidação do Presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), contra Rafaella Florêncio (diretora do Sindsifce) e Eurico Júnior (diretor do Sintietfal). Confira as fotos:

Quinta-feira (07/10)

Por fim, na quinta-feira, terceiro e último dia da Jornada, tivemos pela manhã um ato no Ministério da Economia, que denunciou o enriquecimento do ministro Paulo Guedes com a desvalorização da moeda nacional e chamou a atenção para a fome e o desemprego crescentes no país. Confira as fotos:

Clipping sobre o ato de 07/10

E pela tarde, entidades sindicais que constroem a luta contra a PEC 32/2020 se encontraram com o ex-Presidente Lula, entregando a ele a Carta das Três Esferas, com reivindicações contra o Teto de Gastos (EC 95/2016); contra a Reforma Trabalhista (lei 13467/2017); contra as Reformas da Previdência de 2003 (EC 41/2003) e 2019 (EC 103/2019); contra as privatizações de estatais (Eletrobras, Correios e Conab); e afirma que a luta prioritária, neste momento, é contra a Reforma Administrativa, que representa “décadas de retrocesso na construção de políticas públicas tão necessárias ao conjunto da população, em particular na saúde e educação, mas não apenas”. Saiba mais sobre esse encontro na matéria abaixo:

Mais conteúdo

Quer mais conteúdo sobre a 4ª Jornada de Lutas em Brasília-DF, realizada de 5 a 7 de outubro de 2021? Visite nossos perfis de redes sociais, que cobriram as atividades em tempo real: