NotíciasPolítica

Após decisão judicial, MEC nomeia José Arnóbio para reitoria do IFRN

Postagem atualizada em 21/12/2020 às 13h09

José Arnóbio de Araújo Filho, o reitor eleito do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), foi nomeado pelo presidente Jair Bolsonaro, pela segunda vez, nesta segunda-feira (21/12). O ato administrativo, que atende determinação judicial, foi publicado com a data de sexta-feira (18/12) no Diário Oficial da União (DOU). A nomeação do reitor, eleito democraticamente em dezembro de 2019, também é resultado da mobilização da comunidade escolar que seguiu ostensivamente em luta ao longo dos oito meses em que a instituição enfrenta intervenção.

Voz no Conif
“Parabenizo Arnóbio e aos camaradas do IFRN, esta é uma conquista importante que nos enche de alegria e esperança. Agora estamos mais fortes. Teremos uma nova voz dentro do Conif, Arnóbio tem moral política para chegar no colegiado cobrando mais empenho na defesa da democracia e autonomia das nossas instituições” destaca o coordenador geral do SINASEFE, David Lobão.
“Arnóbio poderá constranger os interventores que ousarem participar das reuniões do Conif, exigindo que esses reitores não façam parte do órgão e que o Conif priorize a defesa da democracia na Rede Federal. Importante lembrar que o colegiado não ofereceu espaço para ouvir a história dos representantes eleitos, o que precisa acontecer imediatamente. O colegiado deve convidar Maurício Gariba (IFSC) e Maurício Motta (Cefet-RJ) para pautar a luta contra as intervenções. Nenhum minuto de trégua até todos e todas reitores(as) eleitos sejam empossados. A luta continua!” reforça Lobão.

Defesa permanente da democracia
O SINASEFE reforça que seguirá na defesa ostensiva da democracia na Rede Federal de Educação. Trabalhadores e trabalhadoras organizados(as) em nossas fileiras seguem em luta para garantir a autonomia e democracia nas instituições: bandeiras históricas do sindicato, conquistadas sempre sob fortes mobilizações coletivas.

Conteúdo relacionado