Campanha Salarial 2024Notícias

Campanha Salarial 2024: Plenária de SPFs debate resposta ao governo

Postagem atualizada em 01/02/2024 às 15h26

Foi realizada na tarde de ontem (30/01), no auditório do Sindsep-DF, em Brasília-DF, e via plataforma Zoom, a Plenária Nacional de Servidores(as) Públicos(as) Federais. Mais de 300 pessoas participaram da atividade híbrida. A importância da mobilização de servidores(as) para buscar reajustes, inclusive com a organização de uma greve unificada, foi destacada na maior parte das intervenções.

O espaço debateu e referendou a resposta da Bancada Sindical da Mesa Nacional de Negociação Permanente (MNNP) para ser apresentada ao Governo Lula, com reivindicações da Campanha Salarial do funcionalismo público.

A resposta à contraproposta do governo foi baseada nos cálculos do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese). O estudo foi apresentado na plenária por Mariel Angeli Lopes, que detalhou os dados que refletem as perdas salariais recentes dos(as) servidores(as) federais.

A pauta inicial apresentada pela Bancada Sindical (em 11/07/2023) solicitava, em relação à recomposição salarial das perdas, 53,17% [para o bloco I de servidores(as)] e 39,92% [para o bloco II de servidores(as)], relembre aqui esta solicitação. O Governo Federal não deu respostas positivas sobre a recomposição salarial das perdas, reivindicação central de servidores(as) na Campanha Salarial 2024, apenas propôs reajustar três benefícios em 2024 (auxílio-alimentação, auxílio-creche e auxílio-saúde).

Resposta da Bancada Sindical ao Governo

A contraproposta do governo aos servidores(as), apresentada em 18/12, foi duramente rejeitada pelo SINASEFE, e por diversas entidades, especialmente pelo seu caráter etarista, já que não apresentou itens financeiros, em 2024, para o conjunto de SPFs aposentados(as). Diante disso, as entidades preparam uma resposta oficial para levar à MNNP.

Confira abaixo o conteúdo da resposta da Bancada Sindical à contraproposta do Governo:

Baixe aqui o documento visível acima (arquivo em formato PDF).

Veja o documento que foi protocolado oficialmente nesta quarta-feira (31/01):

Baixe aqui o documento visível acima (arquivo em formato PDF).

Vídeo

Assista a Plenária Nacional dos Servidores Públicos Federais de 30/01 na íntegra:

Representação do SINASEFE

O SINASEFE foi representado no espaço por David Lobão (coordenador geral), em presença remota; Elenira Vilela (coordenadora geral), Eurico Ramos (secretário-adjunto de combate às opressões) e João Cichaczewski (secretário de políticas educacionais e culturais), em participações presenciais. Sindicalizados da seção sindical Brasília-DF e da seção sindical IFSC também marcaram presença no evento.

Fotos

Veja as fotos da Plenária Nacional dos Servidores Públicos Federais de 30/01 disponíveis em nossa galeria:

Bancada Sindical

A Bancada Sindical da Mesa Nacional de Negociação Permanente é composta por:

Conteúdo relacionado