SeçõesNotíciasPolítica

Carta aberta: Cortes na Educação e o Brasil que queremos!

Postagem atualizada em 18/10/2022 às 16h50

O Governo Federal anunciou no dia 5 de outubro mais um bloqueio no orçamento do Ministério da Educação (MEC). Somado aos bloqueios e cortes anteriores, são mais de R$ 1 bilhão retirados do orçamento das Universidades e dos Institutos Federais, somente em 2022. Mesmo que haja devolução de parte deste recurso, nos últimos seis anos a Educação Pública perdeu quase 40% dos investimentos vindos do Governo Federal. Esta redução impacta diretamente no funcionamento das instituições públicas de ensino, na manutenção de serviços básicos como: limpeza, manutenção, alimentação, segurança, energia, água, etc. Muitos reitores já anunciaram que não terão como manter o pagamento desses serviços até o final do ano. As Universidades e Institutos Federais correm o risco de parar! Além disso, os bloqueios e cortes atingem o financiamento de programas de ensino, pesquisa, extensão e assistência estudantil, que são fundamentais para a formação dos estudantes, assim como para a sua permanência nos cursos. Também impedem que sejam feitos novos investimentos em infraestrutura, equipamentos e concursos públicos, que possibilitem ampliação das vagas e do alcance dessas instituições, reconhecidas por promoverem uma formação acadêmica de excelência e por permitirem aos filhos e filhas da classe trabalhadora, de todas as regiões do país, da capital e do interior, terem acesso a cursos de ensino superior e técnico, gratuitos e de qualidade.

Os sucessivos bloqueios e cortes no orçamento evidenciam o total descaso do governo Bolsonaro e o desmonte que vem sendo operado na Educação Pública do nosso país. Para onde estão indo os recursos retirados da Educação, das Universidades e dos Institutos Federais nos últimos anos? Não podemos mais aceitar a continuidade dos orçamentos secretos, dos casos de corrupção no MEC e de todas essas políticas neoliberais, que garantem a verba do político aliado, o ganho do patrão e o lucro dos rentistas, ao mesmo tempo que destroem a economia, o emprego, a educação, a saúde, a cultura e o meio ambiente do nosso país. Não podemos conviver mais 4 anos com essa política intolerante, incompetente e irresponsável do Governo Bolsonaro. Não é este o Brasil que nós queremos! Queremos um Brasil justo, que respeite a democracia, que combata a fome e a pobreza, que gere emprego, que promova a inclusão, que respeite a diversidade, que invista em educação, que fortaleça a produção científica, artística e cultural do nosso país.

Estudantes de todo o país estão se manifestando por este Brasil que nós queremos, ocuparam as escolas, os campi e as ruas para protestar contra os cortes na Educação e contra a continuidade do atual governo. É o momento de nos posicionarmos nas ruas, nas redes e nas urnas, pelo fim deste governo, em defesa de uma Educação Pública de qualidade, de um estado mais inclusivo e de um futuro mais digno para o nosso povo.

Baixe aqui a Carta Aberta visível acima (formato PDF).

Conteúdo relacionado