NotíciasPolítica

Vencemos o 1º turno, agora vamos intensificar a mobilização para vencer de vez essa eleição

Postagem atualizada em 26/10/2022 às 18h46

Em pronunciamento na noite deste domingo (02/10), após o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) divulgar o resultado do primeiro turno, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva agradeceu o povo brasileiro pelos mais de 57,2 milhões de votos que recebeu. “A luta continua até a vitória final”, discursou ele, para um auditório com mais de 380 jornalistas brasileiros e estrangeiros, além de dezenas de apoiadores.

O ex-presidente anunciou que a campanha já começa nesta segunda-feira (03/10). E que a continuidade da disputa é a chance para o debate mais qualificado de propostas para o Brasil.

De acordo com Lula, é preciso entender o contexto do Brasil que está pior, com retrocessos em diferentes áreas. Lula lembrou da eleição de quatro anos atrás, quando era considerado fora da política, e hoje chega ao segundo turno, na frente, com mais de 5 milhões de votos de diferença.

O ex-governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, afirmou que haverá todo empenho nos próximos 28 dias para salvar a democracia. “Estamos em festa. Chegamos ao segundo turno em primeiro lugar” destacou.

Gleisi Hoffmann, presidente nacional do PT, agradeceu os mais de 56,7 milhões milhões de votos no primeiro turno e disse que o resultado revela a confiança do povo brasileiro na esperança de transformação. “Estamos fortes, firmes porque sempre estivemos nessa luta”, disse, acrescentando que na campanha a briga foi contra uma máquina grande, de mentiras e violência.

Resultado detalhado

No primeiro turno das eleições ocorrido neste domingo (02/10), Lula obteve 57.257.473 (48,43% dos votos válidos) e Bolsonaro alcançou 51.071.106 (43,20%) dos votos, respectivamente.

Com 99,99% das urnas apuradas até a manhã desta segunda-feira (03/10), dados dos resultados mostram que os votos válidos no primeiro turno alcançaram 118.226.172 (95,59%). Foram registrados 1.964.761 votos em branco (1,59%) e 3.487.835 votos nulos (2,82%). A abstenção chegou a 20,95%.

Vencer de vez a eleição

O SINASEFE seguirá, ostensivamente, defendendo o voto em Lula para derrotar Bolsonaro. Nos próximos dias serão divulgados materiais e textos reforçando a importância de derrotar de vez o projeto neofascista do clã bolsonarista. Mais de 57 milhões de brasileiros e brasileiras querem a reconstrução e transformação do país em uma nação soberana, sem fome, sem ignorância, sem negacionismo, com respeito aos povos originários, aos negros(as), às mulheres e aos LGBTIA+, com paz e dignidade para todos e todas. E esse Brasil, de respeito, amor e esperança, só pode ser reconstruído com o voto em Lula no segundo turno. Vamos vencer de vez a eleição!

Conteúdo relacionado

Eleger Lula para derrotar Bolsonaro (1° turno)

Eleições 2022

* Com informações dos sites oficiais do Lula e do TSE.