Notícias

Conif repudia revogação de doação de terreno para campus do IFRJ

Postagem atualizada em 12/07/2020 às 19h07

Em nota pública, o Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) repudiou a revogação da doação de um terreno para o Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ), o qual abriga o campus de Belford Roxo-RJ da Instituição.

A revogação da doação do terreno foi feita por uma lei municipal, aprovada pela Câmara de Vereadores de Belford Roxo-RJ. Servidores e estudantes do IFRJ protestaram contra essa lei na última sexta-feira (12/06).

Leia abaixo a nota pública do Conif em sua íntegra:

O Conif repudia a aprovação e sanção da Lei Municipal nº 1607, de 9 de junho de 2020, pela Câmara de Vereadores do Município e pela prefeitura de Belford Roxo-RJ, que revoga a doação do terreno onde funciona o campus Belford Roxo do IFRJ.

Esta unidade está em atividade desde 2014 e vem se consolidando como uma referência na oferta de Educação Profissional na Baixada Fluminense, ofertando cursos e ações com ênfase em áreas relacionadas à economia criativa, empreendedorismo e indústria têxtil.

A sanção dessa lei representa um retrocesso na oferta de uma Educação Pública, Gratuita e de Qualidade para a população do município, e abre precedente para que a falta de harmonia entre diferentes esferas do Poder Público possa comprometer um projeto maior e o funcionamento da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica.

Brasília-DF, 12 de junho de 2020
Conif

Leia também

Conteúdo relacionado