Notícias

COVID-19: IFPB produz álcool 70% e 80%

O Instituto Federal da Paraíba (IFPB) está produzindo álcool em gel a 70% e álcool etílico glicerinado a 80% nos laboratórios de química do campus Cabedelo-PB. A ação envolve o esforço de servidores e estudantes do curso técnico em química, a fim de colaborar com o combate à COVID-19.

Os insumos produzidos são doados para a rede pública de saúde e instituições filantrópicas do município de Cabedelo-PB. De acordo com a docente que coordena o curso, Sayonara Lira Porto, o campus tem capacidade para produzir diariamente 70 litros de álcool em gel a 70% e outros 70 litros de álcool etílico glicerinado a 80%, a depender dos reagentes disponíveis.

Os testes de formulação para a produção do álcool em gel e do álcool glicerinado no laboratório de química foram feitos na semana de 30/03 a 03/04 e o treinamento foi realizado pelos integrantes do Conselho Regional de Química da Paraíba. As formulações seguem a Resolução RDC n° 350/2020, publicada no Diário Oficial da União (DOU) em 20 de março.

O campus Cabedelo-PB investiu recursos próprios, de forma emergencial, para a aquisição de reagentes. Agora, são necessárias doações dos insumos para que a produção ocorra de forma continuada, atendendo às necessidades dos serviços do Sistema Único de Saúde (SUS) e da população em geral.

Entre os itens necessários para a produção estão: álcool etílico 96° GL, glicerol PA, peróxido de hidrogênio PA, trietanolamina PA e o polímero MC 70, que será utilizado em substituição ao carbômer 980 (em falta no mercado). Além destes, são necessários frascos de plástico para o acondicionamento e etiquetas.

A doação de insumos pode ser feita pelos seguintes contatos:

Leia também

*Matéria escrita com informações do IFPB