LivesNotícias

Dia do Estudante: SINASEFE debateu Ensino Médio em live com educadores e estudantes

Postagem atualizada em 14/08/2023 às 13h00

O SINASEFE está a pleno vapor nas lutas contra a Reforma do Ensino Médio (lei nº 13.415/2017) e pela revogação do Novo Ensino Médio (NEM); e vem intensificando suas ações na defesa da Educação Pública de qualidade e do Ensino Médio Integrado (EMI) presente nos Institutos Federais (IFs).

E isso vem ocorrendo dentro de uma conjuntura em que a luta pelo Ensino Médio de qualidade se tornou um ponto central nas mobilizações do Movimento Estudantil.

Em virtude disso, no Dia do Estudante (celebrado na última sexta-feira, dia 11/08) o sindicato realizou uma live que debateu os impactos da Consulta Pública do Ensino Médio na vida dos estudantes, a qual gerou uma recente proposta do Ministério da Educação (MEC) de aumentar a carga horária de disciplinas básicas obrigatórias.

Vale frisar que mais de 150 mil pessoas enviaram contribuições à Consulta Pública do MEC, que ficou aberta entre março e julho deste ano, demonstrando o grande clamor por essa pauta junto à sociedade.

Live: mediadoras, palestrantes e destaques

A live foi mediada por duas diretoras do SINASEFE: Denilza Frade (2ª tesoureira) e Elenira Vilela (coordenadora geral).

Como palestrantes, tivemos:

Adriane Moreira, em sua fala, fez uma crítica ao fato das empresas estarem por trás do NEM e também ao “notório saber”: “apesar de existir uma proposta de criar um documento para avaliar o que é o ‘notório saber’, ainda persiste o problema que é o ‘notório saber’ em si (…) não é isso que a comunidade científica e dos profissionais apontam como o mais correto”.

Já Hugo Silva mencionou a mobilização dos estudantes, a importância da assistência estudantil e a Conferência Nacional de Educação (Conae): “é primordial a realização da Conferência Nacional de Educação, esse espaço que é tão importante para formular as políticas públicas do nosso país, para a Educação como um todo, para formular um novo modelo de escola”.

Maria Selma resumiu como foi a Consulta Pública do MEC e fez um histórico de como chegamos à atual conjuntura. Ela encerrou sua palestra dizendo que agora “podemos plantar sementes para que, nos próximos anos, tenhamos uma política com a abrangência que o país precisa assegurar, para que as escolas tenham a infraestrutura necessária e para que tenhamos, de fato, equidade em relação ao atendimento”.

Regina Inês refletiu que a Reforma do Ensino Médio trouxe novos problemas à Educação Brasileira: “o Ensino Médio já vinha com problemas de evasão e reprovação antes da Reforma; com a Reforma, principalmente a seletividade aumentou”.

Denilza Frade destacou a importância da realização desta live pelo SINASEFE, que teve como mérito integrar num mesmo espaço falas do Movimento Estudantil, do Movimento Sindical, do Movimento Social e do Governo Federal, e enalteceu que “isso acontece porque o atual Governo Federal é um Governo de Reconstrução, que escuta a sociedade”.

E Elenira Vilela lembrou da importância dos estudantes para a história do nosso país e da relevância do 11 de agosto: “parabenizo os estudantes por esse dia e por tudo o que fizeram na história do Brasil, desde defender a abolição da escravidão, a campanha ‘O Petróleo é Nosso’, as Diretas Já, o impeachment de Fernando Collor e o fim do fascismo do Governo Bolsonaro; sempre pudemos contar com os estudantes nas lutas históricas desse país”.

Live: vídeo na íntegra

Assista (ou reassista) a íntegra da live do Dia do Estudante, realizada pelo SINASEFE, no vídeo abaixo:

Título: Live do Dia do Estudante
Tema: Os impactos da Consulta Pública do Ensino Médio na vida dos estudantes
Data de exibição: 11 de agosto de 2023 (sexta-feira)
Duração: 1h31min54seg
Transmissão: Facebook e YouTube
Mediação: Denilza Frade e Elenira Vilela (SINASEFE)
Palestrantes: Adriane Moreira (Fenet), Hugo Silva (Ubes), Maria Selma Moraes Rocha (MEC) e Regina Inês Villas Boas Estima (Coletivo Paulo Freire)

Conteúdo relacionado