Notícias

EAD é porta para privatização: baixe ofício para gestores

Postagem atualizada em 11/07/2020 às 12h16

Reforçando sua contrariedade à medida oportunista e privatista do governo Bolsonaro, que visa expandir a Educação à Distância (EaD), o SINASEFE disponibiliza, nesta sexta-feira (20/03), modelo de documento com o rechaço formal do sindicato. No ofício, a entidade defende que os gestores “se posicionem contra essa expansão da EaD na Rede Federal e que não aceitem tal medida, sobretudo num momento em que o debate necessário para o entendimento da complexidade do tema está inviabilizado por questões de saúde pública“. Baixe aqui o documento (formato editável).

Empobrecimento do ensino
O texto disponibilizado, inspirado na nota já divulgada pelo sindicato nesta quinta-feira (19/03), contextualiza a posição do SINASEFE:
Sabemos que a EaD não é utilizada no Brasil como uma modalidade complementar e que abranja diferentes formatos de ensino. A EaD tem servido como forma de empobrecimento do ensino, meio de propagação de diplomas sem compromisso com a produção de conhecimento científico e com as mais diversas formas de precarização do trabalho docente – que vão desde a má remuneração e não reconhecimento do trabalho com as formas precárias de contratação sem exigência de especialização e/ou qualificação profissional até a sobreposição de conhecimentos de diferentes áreas para acumulação de disciplinas”.

Modelo de ofício aos gestores
Para reforçar a difusão deste material, o SINASEFE divulga um modelo de ofício a ser encaminhado pelas seções sindicais às gestões locais. Baixe aqui o modelo de ofício. Além disso, o sindicato recomenda que as seções reforcem a divulgação destas ações para todas sindicalizadas e sindicalizados.

Conif e Ministério da Defesa
O SINASEFE também protocolou o mesmo ofício para o Conif e o Ministério da Defesa, reforçando assim a posição oficial do sindicato diante da situação.

Conteúdo relacionado

MEC tenta expandir EaD em meio à crise do coronavírus (19/03)
Nota sobre o vídeo e a Portaria do MEC sobre a EaD (18/03)