Notícias

Intervenção no campus Colinas do Tocantins do IFTO

Postagem atualizada em 11/03/2020 às 15h36

No vídeo acima, David Lobão, coordenador geral do SINASEFE, fala sobre o grave processo de intervenção da reitoria na direção do campus Colinas do Tocantins do IFTO, no qual o reitor se utilizou do novo regramento que veio com a MPV 914/2019 para destituir um diretor eleito e nomear em seu lugar um indicado particular que não foi escolhido pela comunidade acadêmica.

Em sua fala, Lobão lamenta esse ato, o qual considera uma intervenção da reitoria no campus Colinas do Tocantins, e pede que o Conif se posicione sobre o mesmo, visto que o Conselho de Reitores assinou, em janeiro deste ano, uma Nota Pública contra a MPV 914/2019.

O coordenador geral considera a liberdade e a democracia interna das Instituições Federais de Ensino (IFEs) como princípios inegociáveis e, para reforçar esse ponto de vista, evoca Paulo Freire: “na Educação, a liberdade e a autonomia garantem o trabalho de excelência e sua qualidade”.

Por fim, Lobão afirma a disposição do sindicato em ir até o campus Colinas do Tocantins para mobilizar a base e reagir contra esse ataque. Intervenção, não! Democracia, sim!

Conteúdo relacionado